5 de maio, Dia Nacional do Expedicionário

4 de maio de 2018

Antonio Garcia

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Retrato do ex-presidente da Câmara, Antonio Garcia

Suzano teve 23 jovens que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, na Segunda Guerra Mundial. Foram eles: Abílio Fernandes, Adelino Américo Pedroso, Antônio Fernandes das Neves, Antonio Garcia, Aquira Nishioka, Arlindo Dias Marques, Celso Santos Paiva, Elpídio da Silva, Emílio Rodrigues da Silva, Firmino da Costa Fernandes, Gumercindo Rossi, Ivo Miguel da Silva, Jamil Dáglia, João de Carvalho, João Rodrigues de Araújo, José Benedito Aranha, José Cursino dos Santos, José Fernandes, José Luiz Pereira dos Santos, Katsuo Miyazato, Mário Muraca, Miguel Lopes de Oliveira e Pedro Vicente de Moura.

Para Jorge Salvarani Neto, autor do livro “Suzano: noções históricas e evolução das legislaturas”, a Segunda Guerra Mundial foi “uma das páginas mais marcantes da história de Suzano”. De acordo com ele, os suzanenses Jamil Dáglia e Abílio Fernandes foram sepultados na Itália, junto aos 454 mortos da FEB em combate.

O expedicionário Antônio Garcia foi vereador e presidiu a Câmara de Suzano entre 1978 e 1979. De acordo com o livro “Memórias de Suzano: histórias e fotos de todos os tempos, do vilarejo à cidade grande”, ele atuou na FEB como mensageiro, transportando correspondências. Chegou a pisar numa mina, que o tirou de combate.