Major Castro recebe Título de Cidadão Suzanense

2 de dezembro de 2016

Major Castro, ao lado da esposa Érika, recebe o título do vereador Claudio Anzai. Foto: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano concedeu o Título de Cidadão Suzanense ao major Joaquim Castro de Souza. A sessão solene para entrega da honraria foi realizada na noite desta sexta-feira (2).

“Escolhi a cidade de Suzano para continuar a vida. Ser reconhecido como filho de Suzano é gratificante”, afirmou major Castro, que fez um discurso emocionado na tribuna da Câmara. Ele recebeu o título ao lado da esposa, Érika Alves Castro de Souza. Outros familiares e amigos próximos do homenageado também estavam no plenário da Casa de Leis.

Major Castro destacou que está disposto a seguir o trabalho social que já realiza no município, no Esporte Clube Monte Cristo, onde atua como presidente e está à frente do projeto Cidadania e Respeito. “Nosso objetivo é deixar um legado do bem”, disse.

O projeto atende a mais de 400 crianças e adolescentes e envolve lições de cidadania, treinos esportivos e exames médicos. Uniformizadas, algumas crianças integrantes do projeto também assistiram à sessão solene da galeria do plenário.

O decreto legislativo que concedeu o Título de Cidadão Suzanense ao major Castro é de autoria do vereador Claudio Anzai (PSDB), e levou em conta “seus relevantes e inestimáveis serviços prestados ao município e sua contribuição para o desenvolvimento e progresso de Suzano”.

O parlamentar destacou o trabalho social do homenageado: “Ele não mede esforços para fazer com que os garotos do projeto tenham oportunidade e espaço”, disse. “Por isso, além de todas as suas qualificações, merece meu respeito e de toda a cidade de Suzano”, completou Anzai.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Rocha, representou o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) no evento. “Desejo sucesso e que continue seu trabalho belíssimo pela nossa cidade”, ressaltou.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Alceu Matias Cardoso, o Pastor Alceu (PRB). A vereadora Neusa dos Santos Oliveira, a Neusa do Fadul (PSD), também prestigiou o evento.

Também estiveram presentes à sessão solene o delegado da 68ª Loja Maçônica do Alto Tietê, Lauro Tadashi Gondo, representando o grão-mestre Pascoal Marracini; o delegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci), Nelson Sais, representando a Associação dos Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris); e o venerável mestre da Loja Maçônica Guardiões da Virtude, Alziro Eugênio Leite da Silva.

Major Castro durante discurso na tribuna da Câmara de Suzano. Foto: Ricardo Bittner

História

O major Joaquim Castro de Souza ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) em 1984, aos 18 anos. Em 1994 passou em concurso na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde se formou aspirante a oficial. Foi para a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), atuando por cinco anos e se destacando no comando do pelotão.

Em 2003 foi transferido para a cidade de Suzano, como Tenente, atuando no 32º Batalhão da Polícia, e em 2005 recebeu o prêmio de Policial Militar do Ano. Aposentou-se em 10 de janeiro de 2015, como major, após 30 anos de serviços prestados.