Câmara de Suzano concederá medalhas “Antonio Marques Figueira” e “Nelson Mandela” amanhã

6 de dezembro de 2016

A Câmara de Suzano concederá duas honrarias diferentes na sessão solene que será realizada amanhã (07). Os homenageados são Airton José Silva, que receberá a “Medalha Antonio Marques Figueira”, e Francisco Ernesto Solurri, o Mestre Yuna, que receberá a “Medalha Nelson Mandela”.

A concessão da medalha de Silva foi feita pelo vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o Professor Edirlei. Já a do Mestre Yuna foi concedida pelo vereador Walmir Pinto (PDT).

Silva entrou para a Sociedade Amigos do Bairro Jardim Colorado em 1989. Desde então evoluiu seus conhecimentos e aplicou os mesmos a favor da comunidade suzanense. Em 1992 foi eleito primeiro secretário da Sociedade. Lutou pela implantação do ensino médio na escola Alice Romanos.

Em 1995 entrou para a Comunidade Kolping São Judas Tadeu (CKSJT), e três anos depois foi eleito presidente do conselho fiscal. A Kolping é uma associação beneficente e filantrópica, de assistência social e educacional. De 1998 a 1999 coordenou a implantação de projetos de profissionalização juntamente com a Kolping do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em 2003 implantou o projeto “Viva com Saúde Zélica”, em 2008 foi eleito Vice Presidente da CKSJT e hoje é coordenador presidente da mesma.

Mestre Yuna é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e em História da África, História do Brasil e das Américas na Universidade Oulu Konkuk no Estado de Ogun State, Nigéria. Também é conhecido na cidade por sua Casa de Axé, de candomblé, que realiza cultos de matriz africana.

É mestre de capoeira desde 1982, formado na Bahia pelo Mestre Caiçara, na Academia Filhos de São Jorge. Organizou juntamente com outros mestres de capoeira eventos pela Liga Municipal de Capoeira de Suzano, como o 1°, 2° e 3° Campeonato Intermunicipal de Capoeira em Suzano.

Nos anos de 2003 a 2011, pela Secretaria de Cultura de Suzano, trabalhou como mestre de capoeira no Pavilhão Zumbi dos Palmares, no Parque Max Feffer, nos Centros Culturais: Colorado, Boa Vista, Palmeiras e Francisco Carlos Moriconi. Participou de projetos importantes como “Roda de Todos os Santos” e “Caminhada de Ogum”.