Comissão de Educação recebe secretário para esclarecimentos sobre transporte, kit e uniforme escolar

20 de fevereiro de 2017

Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, recebe secretário de Educação

Atendendo uma solicitação da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, da Câmara de Suzano, que é presidida pelo vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, o secretário de Educação, Nazih Franciss, foi hoje (20) a tarde na Casa de Leis para esclarecer aos parlamentares questões sobre transporte, kit e uniforme escolar. O secretário de Governo, Rosenil Barros Órfão, acompanhou a atividade que contou com a presença dos seguintes vereadores: professor Edirlei; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado; Gerice Lione (PR), a esposa do prefeito da Academia; Isaac Lino Monteiro (PSC); Joaquim Rosa (PR); José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol; Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul, e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.

Os vereadores Zé Pirueiro, Denis, Gerice e Toninho Morgado questionaram o secretário sobre a questão do transporte escolar nos bairros Jardim Revista, Jardim Suzanópolis, Maria de Maggi, Jardim Maitê, Jardim Brasil, Vila São Pedro e Jardim do Lago. Segundo os parlamentares, em vários destes bairros há ônibus que estão fazendo o trajeto apenas com metade dos lugares preenchidos, mesmo havendo muita demanda nestas regiões. Nazih explicou que está avaliando todos os pedidos de transporte escolar e frisou que não atuará “fora da legalidade”. Isso porque, de acordo com o secretário, a lei obriga a administração municipal fornecer transporte para alunos que moram a dois quilômetros da escola (Ensino Fundamental) e um quilômetro e meio (Ensino Infantil). Nazih anunciou que a prefeitura conquistou cinco ônibus escolares pelo governo federal e que até abril todos os veículos devem estar na cidade.

O vereador Maisena e Denis perguntaram sobre a situação do kit escolar. O secretário informou que todas as unidades escolares de Suzano têm material e que isso não está afetando o desempenho dos alunos. A previsão de entrega dos kits, segundo o chefe da pasta, é até o início do segundo semestre deste ano.

Uniforme

Um dos principais questionamentos dos vereadores foi em relação ao uniforme. Nazih explicou que a gestão anterior não deixou prevista no orçamento deste ano a compra de uniformes. “Os vereadores que estavam aqui na legislatura passada sabem que foi aprovada a LOA (Lei Orçamentária Anual) sem dotação orçamentária para esta compra”, argumentou o secretário.

A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo agradeceu o rápido retorno do secretário e se reunirá em breve para planejar outras ações com o objetivo de apoiar o Executivo nas atividades que possam melhorar o ensino em Suzano.