Câmara aprova moção de repúdio contra a reforma da Previdência

23 de março de 2017

Sessão Ordinária 22-3-17 003 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou na sessão de hoje (22), com 17 votos favoráveis e 1 contrário, a moção de repúdio de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, contra a reforma da Previdência.

O parlamentar fez questão de ler na íntegra o texto do documento que será enviado à Brasília. A moção explica que os vereadores de Suzano “como representantes do município, manifestam extrema preocupação com a chamada ‘Reforma da Previdência’. Trata-se de um conjunto de medidas encaminhadas pelo atual governo à Câmara dos Deputados, que prevê, entre outros pontos, a mudança na idade mínima das aposentadorias, que passa a ser de 65 anos, indistintamente para homens e mulheres, das áreas urbana e rural. Tal mudança representa um aumento significativo na idade mínima de aposentadoria de 05 anos para homens e 10 anos para mulheres”.

O documento também trata sobre a questão de igualar a idade mínima de aposentadoria entre homens e mulheres. “É uma grande injustiça, pois a maioria das mulheres brasileiras tem a chamada dupla jornada, ou seja, trabalham fora e depois em casa, cuidando dos afazeres domésticos. Portanto, nada mais justo que as mulheres se aposentem antes, como determina a atual legislação e se repete em inúmeros países pelo mundo”.

Durante o debate deste item, o vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, utilizou a Tribuna para expressar seu voto favorável à moção. “Sou totalmente contrário a esta reforma. Agora, o presidente Temer (Michel Temer) tenta acalmar os ânimos e diz que a aposentadoria dos militares e dos professores deve ser discutida no âmbito do Estado. É um posicionamento covarde do nosso presidente que apenas protela o problema”, disse. “Está todo mundo reclamando que tem papelão na carne. Se esta reforma for aprovada, só terá papelão”, argumentou citando a Operação “Carne Fraca” da Polícia Federal.

Pauta

Além disso, a Câmara de Suzano aprovou duas moções de aplauso do vereador José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa, referentes ao “Dia Internacional da Síndrome de Down”, comemorado no dia 21 de março.

Os vereadores aprovaram ainda um projeto de Lei de autoria do vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, que denomina “Escola Municipal Professora Marisa Barboza Faria” a unidade de Ensino Infantil do Jardim Europa. Esta escola será inaugurada pelo Executivo no dia 1 de abril, durante a comemoração do aniversário de 68 anos de Suzano.