Câmara aprova requerimento para construção de área de lazer em Palmeiras

5 de abril de 2017


Vereador Pacola fala sobre requerimento para construção de área de lazer aos moradores de Palmeiras. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Pacola fala sobre requerimento para construção de área de lazer aos moradores de Palmeiras.
Foto: Ricardo Bittner

 

A Câmara de Suzano aprovou na noite desta quarta-feira (5) requerimento do vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, que solicita que a prefeitura realize estudos para a construção de um espaço de lazer e recreação para a população de Palmeiras. A proposta é que o equipamento público conte com quadra poliesportiva e pista de skate e esteja localizado próximo ao Centro Cultural Palmeiras “Prof. Luiz Antônio da Silva”, no bairro Recanto Feliz.

Cerca de 60 moradores do bairro estiveram presentes na sessão para fazer a solicitação. A comunidade do local se mobilizou após o falecimento do jovem José Lucas Quiles, que foi atropelado enquanto andava de skate pelas ruas do bairro.

Pacola disse que foi procurado pelos moradores, que expressaram a necessidade de um espaço para a realização de esportes e a prática de skate no bairro. “É uma causa muito justa. Palmeiras não tem uma área de lazer digna e vamos conseguir este espaço juntos”, garantiu ele, que se colocou à disposição da população do distrito.

Os vereadores também aprovaram na sessão a Resolução que dispõe sobre a concessão da Medalha Tiradentes de 2017. A homenagem é dada todos os anos a policiais civis, policiais militares, bombeiros, Guarda Civil Municipal, policial militar rodoviário e instrutor do Tiro de Guerra.

Ainda foi votado o projeto de Lei que institui no calendário oficial do município o Torneio de Softbol Dokokai de Suzano, de autoria do vereador José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa. A propositura prevê a realização do evento no primeiro domingo de cada mês, na sede da Associação de Beisebol e Softbol de Suzano.

Também foi aprovado o projeto de Lei Complementar de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, que altera o artigo 146 da altera a Lei de 1996, que dispõe sobre a divisão do território de Suzano em zonas de uso, permitindo que crematórios tenham áreas verdes ao seu redor de no mínimo 2 mil metros quadrados. Atualmente, a legislação traz como requisito para instalação de crematórios uma área verde de 20 mil metros quadrados. Segundo Leandrinho, a alteração tem o objetivo de “dar efetividade à prática e desenvolvimento da atividade”, pois essa exigência ambiental ”sempre foi um obstáculo para a instalação de crematórios no município”.

Já o projeto de Resolução que alteraria o Regimento Interno da Câmara, retirando a alínea que dispõe que a cada nova legislatura as proposições apresentadas na legislatura anterior que não tenham recebido deliberação sejam arquivadas, recebeu emendas e não pode ser votado. A propositura retornará às comissões de Justiça e Redação, de Ética Parlamentar e de Finanças e Orçamento, para apresentação de novos pareceres antes de retornar à pauta.

 

Moções

Todas as moções apresentadas na sessão desta quarta foram aprovadas de forma simbólica pelos vereadores. A primeira delas foi a Moção de Aplauso de autoria da vereadora Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul, à Santa Casa de Misericórdia de Suzano, pela realização de parto com o nascimento de trigêmeos no dia 20 de fevereiro.

Já o vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, teve aprovada Moção de Aplauso à Faculdade Piaget, que contemplou nove estudantes suzanenses com bolsas de estudo integrais.  Ele também usou a Tribuna da Câmara para destacar que solicitou, por meio de requerimento, que a prefeitura construa um centro cultural na região da Casa Branca. “O bairro precisa de um local de lazer que as pessoas possam frequentar compartilhando conhecimento”, justificou.

 

Vereador Rogério da Van na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Rogério da Van na Tribuna da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner

 

O parlamentar Joaquim Rosa (PR) teve aprovada na sessão uma Moção de Aplauso ao engenheiro Valter Rodrigo de Oliveira, da empresa Fort, pelo “excelente serviço prestado na construção da Praça da Bíblia”, localizada na Vila Amorim e inaugurada sábado passado (1), durante as comemorações do aniversário da cidade.

 

Ele também lembrou que, na próxima segunda-feira (10), completam-se dois anos da morte de seu filho Marsal Rosa, que faleceu num acidente de carro durante mandato como vereador. “Neste curto período que atuou na Câmara, ele conquistou muitas amizades. Era uma pessoa muito educada e preparada para fazer de Suzano uma cidade melhor”, afirmou. “Estar aqui é uma forma de homenageá-lo. Ele fez um trabalho digno, honesto, correto”, completou.

 

Vereador Joaquim Rosa na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Joaquim Rosa na Tribuna da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner

 

Joaquim Rosa ainda disse que ficou sabendo, durante a inauguração da Praça da Bíblia, que o prefeito entrará com projeto de Lei para nomear a Unidade Básica de Saúde da Vila Amorim como “Marsal Rosa”.

Em seguida, foi aprovada a Moção de Aplauso do vereador Lisandro Frederico (PSD), que parabeniza um jornal da região pela campanha “Do Seu Lado”. “A iniciativa mostra para a sociedade problemas que as pessoas não querem enfrentar, como crimes de ódio. As mulheres enfrentam o machismo, os usuários de drogas enfrentam a falta de políticas públicas e homossexuais enfrentam o preconceito que está enraizado na nossa população”, detalhou. “A iniciativa do jornal abriu espaço para pessoas colocarem os problemas que vivem, numa campanha sem interesse comercial, para promover a consciência das pessoas.”

O vereador ainda teve aprovada uma Moção de Aplauso ao secretário de Educação Nazih Youssef Franciss, pela aquisição de cinco novos ônibus escolares e criação de cerca de 1 mil vagas em creches nos primeiros 100 dias de mandato.

 

Vereador Lisandro na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Lisandro na Tribuna da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner

 

Em seguida, o vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, teve aprovada Moção de Aplauso aos atiradores de 2017 do Tiro de Guerra de Suzano, pela participação no ato cívico em comemoração ao aniversário do município, realizado no final de semana no Parque Max Feffer. “A participação do Tiro de Guerra abrilhantou o evento, demonstrando amor à pátria e à cidade”, declarou.

Ele ainda teve aprovadas moções de Aplauso ao secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Alves Pinheiro Neto, o Netinho do Sindicato, “pelo excelente serviço prestado”, e ao bispo Julio Vertullo, pelo lançamento do livro “Família, Uma Ideia do Céu”.

 

Vereador professor Edirlei com atiradores do Tiro de Guerra de Suzano. Foto: Ricardo Bittner

Vereador professor Edirlei com atiradores do Tiro de Guerra de Suzano.
Foto: Ricardo Bittner

 

Tribuna

O parlamentar Antônio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, usou a Tribuna para destacar o trabalho realizado pelo subtenente do Tiro de Guerra de Suzano, Assuíres da Silva Filho, pela parceria que vem realizando com o Fundo Social de Solidariedade do município. “Este é um sinal de sensibilidade. Demonstra que tem ensinado aos atiradores a solidariedade humana, demonstrada agora nessa unidade com o Fundo Social.”

 

Vereador professor Toninho Morgado na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Vereador professor Toninho Morgado na Tribuna da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner

 

A vereadora Gerice Rego Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, também fez uso da Tribuna para destacar a reunião que realizou no dia 31 de março com moradores do Jardim Dora, que pedem que a linha de ônibus da Vila Cunha circule por algumas vias do bairro. “O ponto de ônibus localizado na rodovia Índio Tibiriçá é distante para os moradores e assaltos acabam acontecendo no trajeto”, explicou.

 

Vereadora Gerice Lione na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Vereadora Gerice Lione na Tribuna da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner

 

Já o vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, destacou o comprometimento do atual prefeito do município, que em 60 dias de governo inaugurou creche na Casa Branca, outra no Jardim Europa, uma praça na Vila Amorim, reformou o Pronto-Socorro e colocou uma base da Guarda Civil Municipal no Parque Municipal Max Feffer, entre outras coisas. “Isso é maravilhoso. Fico orgulhoso de ser representante dessa cidade”, afirmou.

 

Vereador Maizena Dunga Vans na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner

Vereador Maizena Dunga Vans na Tribuna da Câmara.
Foto: Ricardo Bittner