Vereador Lisandro faz balanço sobre 1º trimestre do mandato

26 de abril de 2017

Lisandro_Divulgação (4)

Foto: A.I.Lisandro Frederico

O vereador Lisandro Frederico (PSD) analisa como positivo o primeiro trimestre do seu mandato na Câmara de Suzano. Em seu discurso durante o 2º Encontro de Protetores de Animais, que aconteceu na noite da última segunda-feira e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre elas o prefeito da cidade, Rodrigo Ashiuchi (PR), Lisandro destacou algumas das mais importantes ações neste começo do ano.  “Encontramos uma situação precária no que diz respeito à causa animal, mas alguns frutos do nosso trabalho já surtiram efeito, como a criação da Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar Animal na Câmara, o pedido de investigação sobre a situação precária do canil municipal e a elaboração, já na fase final, do Código do Bem-Estar Animal”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o balanço do vereador, Ashiuchi afirmou que Suzano “será uma cidade referência na causa animal”. “Vamos fortalecer ainda mais a parceria da Prefeitura com o vereador Lisandro e a Câmara e também com os protetores, que remavam sozinhos, mas, agora, terão companhia e apoio”, disse.

O 2º Encontro de Protetores de Animais contou ainda com a presença de vários secretários da administração municipal, de vereadores de Itaquaquecetuba (Edson Rodrigues – PTN, o Edson da Paiol) e de Ferraz de Vasconcelos (Renato Ramos de Souza – PPS, o Renatinho Se Ligue). Além disso, o evento foi prestigiado por entidades de outras cidades, como a ODEPA (Guarulhos), GAARI (Itaquaquecetuba), além da UIP e CatsDogs (Mogi das Cruzes).

Direitos

A palestrante do encontro, a advogada Maíra Velez, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo e membro do Fórum de Proteção e Defesa Animal da cidade de São Paulo afirmou que os protetores devem “fazer valer os direitos dos animais”. Mesmo que, para isso, segundo a advogada, seja preciso ingressar em imóveis particulares para realizar resgate de vítimas de maus-tratos; acionar corregedorias das polícias, caso haja recusa de apuração de um caso; e fazer denúncias com base em fotos e vídeos. “Há leis que nos dão legitimidade para ter este tipo de atuação”, afirmou.

Maíra detalhou todas as leis federais que garantem os direitos dos animais. “Animal não é uma ‘coisa’, como uma cadeira ou um sofá. Façam valer os direitos deles. Exija a presença de um policial militar ou civil, guarda municipal ou policial rodoviário em casos flagrantes de animais vítimas de abandono ou maus tratos daquele de que deveria protegê-lo”, disse.

“Comuniquem a polícia e se caso não forem atendidos ou receberem alguma recusa, insistam”, orientou a advogada. “E, se mesmo com toda insistência não houver nenhum resultado, procurem a corregedoria correspondente, uma vez que há legislações que obrigam que casos de maus-tratos de animais sejam apurados e os responsáveis punidos”, ressaltou.