Vereadores afirmam que denúncia era “armação política”

26 de abril de 2017

Reunião Vereadores 06-4-17 002 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A denúncia protocolada na semana passada por um morador da cidade solicitando a formação de uma Comissão Processante (CP) contra o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, era uma “armação política”. Essa é a opinião do grupo dos 12 parlamentares que votou contra a denúncia do morador. Isso porque, segundo eles, o denunciante já foi candidato a vereador e tem ligação com grupos políticos.

Os vereadores Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu; André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Isaac Lino Monteiro (PSC); Joaquim Rosa (PR); José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; José Silva de Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa; Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho; Lisandro Frederico (PSD), Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans e Neusa dos Santos Oliviera (PSD), a Neusa do Fadul, explicaram que são totalmente contrários a qualquer ato de “cunho político” que possa atrapalhar o andamento das investigações, tanto do Poder Judiciário, do Legislativo (através da Comissão de Ética Parlamentar) e também do Executivo (isso porque o suposto desvio de medicamento está sendo apurado pela Controladoria Geral).

Pacola destacou que a denúncia foi protocolada no final do expediente e que em um intervalo de apenas duas horas, a galeria da Casa estava cheio de pessoas com faixas produzidas em gráfica. “Sabemos que ele já foi candidato e tem apoio de grupos políticos. Não foi uma manifestação popular e, sim, uma armação política orquestrada”, adiantou o vereador.

Os parlamentares argumentaram que a denúncia protocolada não iria apoiar as investigações em andamento. Ou seja, não teria resultado efetivo no caso. Eles ressaltaram que para garantir o direito constitucional que todo cidadão tem de ampla defesa que o grupo optou por esperar a decisão judicial para, com base legal, chegar a uma decisão sobre um possível ato da Câmara com relação a este assunto.

Desde a semana passada, vários perfis falsos em redes sociais estão compartilhando uma postagem que denomina este grupo de vereadores como “contra o povo de Suzano”. “Os perfis falsos estão confundido a população com informações erradas. Nós não barramos nenhuma investigação. As apurações estão sendo feitas pelos órgãos competentes e a Câmara não teria nem meios para impedir isso. Nós trabalhos dentro da lei”, comentou Lisandro. “Sou totalmente a favor da investigação e da punição das pessoas culpadas. Porém, respeito o regimento interno da Casa e a lei não pode sofrer interferência”, afirmou Lisandro. “Na internet estão falando sobre a licitação da compra de café. No entanto, a denúncia tratava sobre os medicamentos. É muito perigoso dar voz para pessoas más intencionadas que só querem prejudicar a população com mentiras”, criticou o vereador professor Edirlei.

Ética

O presidente da Comissão de Ética Parlamentar, o vereador Carlão da Limpeza, revelou que até o momento a prefeitura, através da Controladoria Geral, não enviou ao Legislativo nenhum documento sobre os medicamentos encontrados no gabinete de Denis. “Enviamos um ofício solicitando documentação só que até agora não tivemos nenhuma resposta da prefeitura e nem do Ministério Público”, disse.