Câmara de Suzano vota três projetos na sessão de amanhã (10)

9 de maio de 2017


Foto: Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano votará três projetos nesta quarta-feira (10). A sessão ordinária terá início às 18 horas, no Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

O primeiro projeto a ser votado dispõe sobre atividade delegada para os integrantes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e é de autoria do vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o Pastor Alceu. Segundo a justificativa do parlamentar, “é notória a necessidade de maior efetivo no policiamento a fim de cuidar do nosso município. É necessária a presença constante de um policiamento capaz de atuar nas escolas públicas, parques, jardins e patrimônios públicos”.

A segunda propositura a ser votada também é de autoria do vereador Pastor Alceu e, se aprovada, cria a gratificação por desempenho de atividade delegada, a ser paga aos policiais militares, civis e corpo de bombeiros que exercem a atividade no município. O projeto visa incluir os citados na atividade delegada.  A partir disso, ocorre um aumento da renda mensal, evitando que nas horas de descanso estes servidores façam trabalho de segurança particular. Dessa forma, os munícipes também ganham, com policiamento mais efetivo nas ruas.

O último projeto a ser votado dispõe sobre o acréscimo do inciso XI e parágrafo 11 ao art. 21, e a alteração da alínea “a” do § 3º do art. 21, do regimento interno da Câmara de Suzano. Sendo assim, cria a “Comissão Permanente de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana”. A autoria é do vereador José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro. Segundo o parlamentar, há a necessidade de discussão do tema por uma comissão exclusiva.

Caberá à Comissão opinar e emitir parecer sobre as proposições relacionadas com os transportes; referentes ao planejamento viário do município e sua interação com a região do Alto Tietê; que possuam relação nos âmbitos educacional, de prevenção e procedimentos; a denominação de próprios, vias urbanas, logradouros públicos e estradas municipais; a sinalização e os meios de comunicação; realização de estudos, pesquisas, levantamentos, debates, e palestras que tratem da situação da mobilidade urbana em geral, bem como do sistema viário do município.