Câmara aprova criação de Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana

10 de maio de 2017

Sessão Ordinária 10-5-17 002 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou na noite de hoje (10), por unanimidade, a criação da Comissão Permanente de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. O projeto é de autoria do vereador José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro.

Esta será a 12ª comissão permanente do Legislativo suzanense e tratará, entre outros assuntos, sobre as proposições relacionadas com os transportes; referentes ao planejamento viário do município e sua interação com a região do Alto Tietê; que possuam relação nos âmbitos educacional, de prevenção e procedimentos; a denominação de próprios, vias urbanas, logradouros públicos e estradas municipais; a sinalização e os meios de comunicação; realização de estudos, pesquisas, levantamentos, debates, e palestras que tratem da situação da mobilidade urbana em geral, bem como do sistema viário do município. “Agradeço aos nobres colegas pela aprovação. Esta comissão será de extrema importância para a nossa cidade”, discursou Zé Pirueiro.

Além deste projeto, os parlamentares também aprovaram mais quatro itens, entre eles o projeto que autoriza o convênio entre a administração municipal e o governo estadual, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a transferência de recursos financeiros para a execução das ações do “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. O secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Alves Pinheiro Neto, o Netinho do Sindicato, se reuniu com os parlamentares no final da tarde de hoje para explicar a importância desse convênio. “Através disso, teremos condições de realizar ações nas áreas que registraram maior número de óbitos no trânsito para conscientizar os motoristas”, disse.

Servidores

Aproximadamente 50 servidores municipais acompanharam a sessão de hoje. O aumento salarial da classe foi o tema debatido na Tribuna.  O primeiro vereador a falar sobre isso foi o André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola. “Esta Casa não é e nunca será contra vocês. Nós vereadores estamos sim preocupados com o assunto”, falou. Pacola argumentou que no dia 28 de março protocolou um requerimento solicitando informações do Executivo sobre o aumento salarial. O vereador fez questão de ressaltar que a Casa de Leis não foi procurada pelo Sindicato para tratar sobre o assunto. “Nenhum representante do Sindicato veio conversar com os vereadores. Eles quiseram colocar os servidores contra nós e isso não é correto”, criticou.

Já o vereador Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza, disse estar favorável a greve anunciada para a próxima segunda-feira (15). “O Sindicato está correto. Tem que parar mesmo. A prefeitura tem que parar com esse negócio de dar aumento de salário em prestação”, opinou.

O parlamentar Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, falou que a Câmara aprovará o aumento “dentro do orçamento da prefeitura”. “Quero ressaltar a todos os funcionários as dificuldades financeiras que se encontra o nosso país e a nossa cidade. Existe o ideal e existe o real. Tenho convicção que o prefeito vai chegar ao que é real dentro da possibilidade da prefeitura”, discursou.