Vereadora Gerice inicia tratativa para melhorias na acessibilidade

11 de maio de 2017

Reunião Gerice AADVIS 003 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, realizou uma reunião nesta semana com membros da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADVIS) para iniciar tratativas com objetivo de melhorar a acessibilidade na cidade. A ideia da parlamentar é garantir aos pedestres que têm problemas visuais meios para que eles transitem pelo município com segurança.

Gerice explicou para a presidente da AADVIS, Cleomarcia de Oliveira Silva Barboza, mais conhecida como Cléo, que já iniciou estudos para formalizar ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) solicitações para que sejam instalados na cidade semáforos sonoros. Este equipamento auxilia cegos ou pessoas com baixa visão a atravessarem ruas e avenidas. Quando o sinal sonoro é acionado, durante a travessia ele emite dois tipos de sinais sonoros; um intermitente, enquanto o verde para o pedestre estiver aceso e outro intermitente mais rápido, quando o vermelho piscante para o pedestre for ativado e indica que o tempo de pedestre está acabando. O sinal sonoro cessa durante o período de vermelho fixo para o pedestre, indicando que o direito de passagem foi concedido aos veículos. “A acessibilidade é um assunto que nunca foi trabalho com atenção em Suzano. O prefeito Rodrigo terá todo meu apoio para mudar essa realidade na cidade”, disse Gerice. “Temos que pensar em melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, comentou.

Associação

A presidente da associação solicitou apoio da parlamentar para intermediar uma reunião com Ashiuchi para tratar sobre a possível construção de uma sede para a entidade. Segundo Cléo, a AADVIS atende mais de mil famílias e necessita de um espaço melhor. Atualmente a associação está instalada no bairro Parque Maria Helena e realiza trabalhos em outras regiões da cidade. “O pedido é válido porque com uma sede própria, a AADVIS terá meios para melhorar o atendimento e quem ganha com isso é as mais de mil famílias atendidas”, analisou Gerice. A reunião será agendada para os próximos dias.