Vereador Lisandro visita projetos de Bem-Estar Animal em cidades do Paraná

25 de julho de 2017

Assessoria de Imprensa de Ponta Grossa (4)

Foto: Assessoria de Imprensa de Ponta Grossa

Na manhã desta segunda feira (24), o vereador Lisandro Frederico (PSD) visitou o estado do Paraná a fim de conhecer ações de proteção e bem-estar animal adotadas por governos municipais. Dentre as cidades visitadas, estão Ponta Grossa e Curitiba. Em Ponta Grossa, Lisandro foi recebido pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS). “A visita teve como objetivo entender de que maneira eles conquistaram o Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), o Castramóvel e como os projetos voltados à causa animal são aplicados”, contou o vereador. “O prefeito foi extremamente solícito e destinou toda sua equipe para nos acompanhar na visita”, afirmou.

Durante a manhã, Lisandro conheceu de perto os projetos que são executados no município, conversou com veterinários que acompanham as atividades e visitou parte da estrutura existente. “A nossa cidade possui características parecidas com Ponta Grossa, porém ainda recebe pouco investimento nesta área”, disse o vereador. “Esta cidade é um exemplo. Tinha conhecimento das ações desenvolvidas, mas elas são ainda mais incríveis quando vemos de perto. Suzano tem praticamente o mesmo porte e um orçamento parecido, no entanto, ainda precisaremos trabalhar muito para chegar ao mesmo patamar encontrado por aqui”, destacou. Ponta Grossa realiza cerca de 3.500 castrações gratuitas por ano, por meio de clínicas conveniadas e parceria com ONGs. Com o projeto Castramóvel, que completou dois anos, são castrados aproximadamente 16 animais por semana.

Já o CRAR tem capacidade média de 150 animais transitórios. Todos os projetos têm a pasta da Saúde como responsável. “É um orgulho ver que outras cidades nos vêem como exemplo, como referência, pois é um trabalho realizado a longo prazo. A Secretaria de Saúde recebe muito apoio da atual gestão e é este apoio tem nos ajudado a investir cada vez mais na saúde dos animais”, diz o médico veterinário e supervisor de gestão em saúde, Carlos Eduardo Coradassi. Marcelo Rangel se colocou à disposição para esclarecer e disponibilizar os projetos realizados. “Eu sou a favor dos animais e das pessoas que pensam assim”, finalizou. Os projetos de Curitiba foram visitados na tarde desta segunda-feira. Na capital paranaense, Lisandro foi