Lisandro quer que Câmara faça consulta de opinião popular no site

6 de setembro de 2017

Lisandro_divulgação

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereador Lisandro, vereador Zé Pirueiro, o presidente da Casa de Leis Zaqueu Rangel e a diretora de Comunicação Vivian Turcato sentados ao redor de uma mesa, conversando

Foto: AI/Lisandro

O vereador Lisandro Frederico (PSD) e o presidente do Legislativo, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, apresentarão projeto para que a Câmara de Suzano faça consultas populares sobre as principais propostas apresentadas pelos parlamentares. O vereador José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro, também apoia a iniciativa.

A ideia é colocar enquetes no site da Câmara (www.camarasuzano.sp.gov.br) sobre projetos de grande repercussão que estejam em tramitação e análise nas comissões permanentes. Algo semelhante ao que faz o site do Senado Federal (www12.senado.leg.br).

Neste mês de setembro, por exemplo, a pesquisa de opinião feita pelo site do Senado é sobre “A posse de armas para moradores de áreas rurais”. Após um mês com a pesquisa no ar, o site divulga os resultados. A pesquisa mais recente no Senado teve como resultado o fato de que “Seis em cada dez internautas acham que bancos não deveriam funcionar aos sábados”.

A proposta é de que o internauta também tenha acesso às informações principais do projeto, como o autor da proposta, a ementa e justificativa, além do texto na íntegra.

“Esta pesquisa de opinião objetiva e imparcial será uma ferramenta muito importante para que o suzanense participe ainda mais do dia a dia da Câmara”, avaliou Lisandro. “Quando a população passa a acompanhar e participar do trabalho dos vereadores, o resultado são projetos conectados à realidade do município”, disse.

Lisandro destacou a importância da participação popular. “A internet e as redes sociais fazem parte da vida de milhares de pessoas. Disponibilizar um canal para ouvir a opinião delas é permitir que a população trabalhe em conjunto com os vereadores, mesmo quando, fisicamente, estão longe”.

O vereador apresentou o pedido para criação da enquete ao presidente da Casa de Leis, que compreendeu a importância do projeto e solicitou que o departamento de Informática da Câmara crie a ferramenta.

Uma reunião para discutir os detalhes da proposta do sistema de consulta popular foi realizada nesta terça-feira (05/09) e contou com a participação de Lisandro, Zaqueu Rangel, Zé Pirueiro e da diretora de Comunicação da Casa, Vivian Turcato.