Câmara de Suzano aprova moção de repúdio à exposição promovida pelo banco Santander

13 de setembro de 2017

Sessão Ordinária 13-9-17 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem: #PraCegoVer: Vereador Edirlei discursando, em pé, na Tribuna
Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou na sessão de hoje (13) uma moção de repúdio à exposição “Queermuseu – Cartografias da diferença na arte brasileira”, promovida pelo banco Santander, em Porto Alegre (RS). A autoria da moção é do vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor  Edirlei.

Durante seu discurso na Tribuna, o parlamentar explicou que na visão dele, esta exposição é “falta de respeito e coerência”. Isso porque, de acordo com o vereador, a mostra fazia apologia à pedofilia e a zoofilia. “Uma série de atrocidades, que muitos optam por chamar de arte, mas na minha visão é uma falta de respeito”, comentou. O parlamentar ressaltou ainda que a exposição polêmica contou com financiamento público de aproximadamente R$ 800 mil. O vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, foi favorável a iniciativa do colega parlamentar. “É um descaso com o ser humano e com toda a família”, disse.

O primeiro secretário da Casa de Leis, Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, fez questão de também se pronunciar a favor da moção. “Fui procurado por diversas pessoas para fazer uma moção neste sentido. Eu repudio este tipo de ação, faço coro com o vereador Edirlei”, revelou.

Ainda na sessão de hoje, os parlamentares aprovaram uma moção de aplauso de autoria da vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, que parabeniza a guarda civil municipal Rosemary Ferreira Calixto, pela capacitação e implementação dos trabalhos do projeto “Patrulha Maria da Penha”, na Bahia. “Seu trabalho é excelente, parabéns”, opinou a vereadora.

Pauta

Além das moções, a Casa de Leis aprovou ainda outros dez itens. Entre eles, o projeto de lei nº 18/2017, de autoria do professor Toninho Morgado, que denomina a atual “Rua 8” no bairro Jardim Lavras Mirim, como “Cyro Esposito Júnior”. “Cyro sempre foi um lutado por melhorias para o bairro. Ele é digno desta homenagem”, falou o vereador.