Rogério da Van quer intérprete de Libras nas sessões da Câmara de Suzano

21 de setembro de 2017

Sessão Ordinária 20-9-17 016 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereador Rogério em pé, na tribuna

O vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, protocolou na Câmara de Suzano um projeto de resolução que dispõe sobre a obrigatoriedade da tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da acessibilidade no Plenário “Palácio Deputado José de Souza Candido” em audiências públicas e sessões ordinárias.

Segundo o parlamentar, a medida se faz necessária para garantir o direito à comunicação e informação dos telespectadores surdos. “No ano anterior, a Câmara contratou uma intérprete para as sessões, mas o contrato foi reincidido por não obter público; porém, afirmo que é de suma importância que o direito das pessoas surdas seja aplicado, e hoje, através da transmissão online das sessões, poderemos alcançar um público maior”, garantiu.

Rogério ainda expôs ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), através de indicação, a necessidade de se criar uma Central de Intérpretes de Libras no município. “A cidade de Suzano possui cerca de 12.410 pessoas surdas, conforme dados da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, disse. “O município não dispõe desse artifício nos setores públicos para atendimento a este segmento; desta forma, os munícipes encontram dificuldades quando necessitam de suporte”.

O vereador indicou também ao prefeito a necessidade da instalação de semáforos sonoros para auxiliar a travessia de pessoas com deficiência visual e de pessoas com mobilidade reduzida. “A chance de atropelamento é grande, pois muitas vezes o pedestre com deficiência visual não conta com a ajuda de outro transeunte na via; estes dispositivos dão a possibilidade de uma pessoa portadora de deficiência visual ser independente, direito que deve ser garantido pelo Poder Público”, explicou.

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (21).

Trânsito

O vereador destaca ainda a Semana Nacional do Trânsito, comemorada este mês. “Suzano, através da Secretaria de Trânsito, tem realizado campanhas e criado o alerta na população. Acredito que uma ação efetiva de transformar a sociedade é através da educação”, garantiu.

Foi protocolada na Casa de Leis indicação ao Executivo, também autoria de Rogério, mostrando a necessidade de instituir na cidade projetos de educação no trânsito, especialmente na rede municipal de ensino infantil e ensino fundamental, nas matérias transversais e programas de fomento.

“Este projeto proporcionará a informação e abertura ao diálogo para este assunto às crianças, afinal, são elas as principais vítimas, que sofrem pela falta de conduta preventiva, por não terem a informação ou por imprudência de adultos”, pontuou. “Recentemente, houve o falecimento de uma menina de três anos, em acidente de trânsito ocorrido no bairro Parque Residencial Casa Branca, indicando que há outros casos de atropelamento envolvendo crianças ou adolescentes na região do Alto Tietê”, explicou o parlamentar.