Vereadores questionam secretário de Planejamento e Finanças sobre Iluminação Pública

27 de setembro de 2017

Audiência Finanças 2quadrimestre 26-9-17 004 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: Secretário de Planejamento e Finanças em pé, explicando dados. Quatro pessoas sentadas em cadeiras atrás da mesa.

Em audiência pública realizada na tarde de hoje (27), na Câmara de Suzano, os vereadores questionaram o secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, sobre a Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

O chefe da pasta garantiu que existem R$ 2,8 milhões em caixa para o pagamento e manutenção de iluminação, mas que este valor não alcança a expansão dos pontos de luz. “Existem 20.554 pontos de luz em Suzano, e destes, são 3.673 lâmpadas que precisam ser trocadas. Este número não me deixa feliz”, disse. “Os 2,8 milhões em caixa existem porque não há empresa contratada para o serviço de manutenção. Se houvesse, este valor estaria salvo”, argumentou.

“Nós estamos fazendo um plano de urgência para alcançar a manutenção que a cidade necessita hoje, porque a contratação de uma empresa leva de quatro a seis meses”, pontuou o secretário. “A concessionária responsável pela iluminação também está preparando uma auditoria nos postes no começo de outubro, onde será feito o uso de geoprocessamento, para que nós possamos ter informações claras e abertas”, garantiu Viana.

Os vereadores propuseram que seja feita uma audiência pública específica sobre a CIP na Câmara, para que as informações sejam mais claras e que seja discutido não só se há o recurso de expansão, mas em que pontos vão ser aplicados esses recursos.

IPTU

Também foram feitos questionamentos quanto ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo o secretário, há a previsão média e histórica de 30% de inadimplência. “O orçamento do município já prevê essa déficit. Não conto com o 100%, mas sim com os 70% que sei que serão pagos”, afirmou. “Além disso, nós vamos começar a fazer uma higienização cadastral, para que possamos ter mais precisão na informação. O pagamento do IPTU é o índice de confiança no governo”, explicou.

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel; Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado; Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho; Joaquim Antonio da Rosa Neto (PR), o Joaquim Rosa; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; Lisandro Frederico (PSD); Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado.