Palestrantes parabenizam Câmara por iniciativa inédita na prevenção ao suicídio

27 de setembro de 2017

Audiência Pública Setembro Amarelo 26-9-17 001 - Ricardo Bittner

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Palestrantes, todos sentados, no Plenário da Câmara

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Todos os palestrantes que participaram da audiência pública realizada na noite de ontem (26) pela Câmara de Suzano para debater a prevenção ao suicídio parabenizaram o Legislativo pela iniciativa inédita.

A ação da Casa de Leis, que foi coordenada pela Comissão Permanente de Política Social (presidida pelo vereador Lisandro Frederico – PSD), juntamente com a Diretoria de Comunicação da Casa de Leis (diretora Vivian Turcato) contou com a participação de: Dulce Ramos (psicóloga que tratou sobre depressão na visão da psicologia); Leandro Bassini (educador e falou sobre bullying); Jussara Pantaleon (ligação com a religião); Maurício Alexandre Miranda de Souza (investigador do Núcleo Especial de Crimes – Necrim – da Polícia Civil que falou sobre cyberbullying); Ana Rosa Augusto (depoimento pessoal); representante do Centro de Valorização à Vida (CVV) (atendimento do CVV) e Luis Claudio Guillaumon (secretário de Saúde de Suzano que tratou sobre o processo do SUS para esse tipo de atendimento). Também participaram os vereadores Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.

Os palestrantes alegaram que ações como essa são de extrema importância porque ajudam a desmitificar temas que são considerados tabus, como por exemplo, depressão e suicídio, e dessa maneira, pessoas que estão sofrendo com essa doença possam receber melhor “acolhimento”, desde familiar, no circulo de amizades e até mesmo na área da medicina e espiritual.

Um dos pontos principais da atividade da Câmara foi o relato da coordenadora da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Ana Rosa Augusto. Ela fez um depoimento pessoal, contando a perda que sofreu há dois anos, quando a filha tirou a própria vida depois de ser diagnosticada com depressão grave. Na época, Ana Rosa divulgou a história nas redes sociais e teve um retorno inesperado; milhares de pessoas entraram em contato, relatando casos de suspeita de depressão. “Procurei orientar todos que me procuraram e muitos disseram ter superado a crise. São vidas ganhas, e uma vida não tem preço. Por isso, é importante falar sobre o assunto para quebrar barreiras. Vamos aprender a ouvir e levar a sério as pessoas que estão à nossa volta”, concluiu Ana Rosa.

Para o presidente da Comissão e organizador do evento, o objetivo da ação foi alcançado. “Tenho certeza que com essas palestras ajudaremos a salvar vidas”, analisou.

Para quem não conseguiu acompanhar as palestras ontem, está disponível no Youtube da Câmara o vídeo na integra dos debates.