Câmara de Suzano aprova criação da “Campanha municipal de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo”

27 de setembro de 2017

Sessão Ordinária 27-9-17 002 - Ricardo Bittner

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Todos os vereadores, sentados, no Plenário da Câmara

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou por unanimidade na sessão ordinária de hoje (27) a instituição da “Campanha municipal de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo”. O autor da propositura é o vereador Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol.

O Legislativo suzanense está totalmente empenhado em ações para auxiliar no combate do suicídio. Na noite de ontem, a Casa de Leis sediou um ciclo de palestras sobre o assunto.

Caso o projeto aprovado hoje seja sancionado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), a campanha será realizada anualmente, durante o mês de setembro, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção ao suicídio, tendo em vista que o dia 10 de setembro é considerado dia mundial de prevenção ao suicídio. A propositura prevê, ainda, a realização de realizados fóruns de debates, palestras, seminários, divulgação de material informativo impresso ou audiovisual, entre outras ações de conscientização em espaços públicos, podendo contar com a participação voluntária de profissionais de medicina, psicologia, psiquiatria, serviço social, segurança comunitária, educação, entre outras áreas do Poder Público, instituições públicas e privadas e a população de modo geral.

Sendo o único vereador a discursar na Tribuna, André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, parabenizou Ashiuchi e sua esposa (Larissa Ashiuchi) por um evento realizado no último sábado. Em um aparte, o parlamentar Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, também elogiou o casal.

Votação

A Câmara aprovou outros 11 itens nesta sessão. Entre eles, uma moção de aplauso de autoria do vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, que homenageia o secretário de Cultura, Geraldo Garippo, pela “excelência nos eventos realizados nestes noves meses de governo”. Os vereadores Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, parabenizaram o secretário.