Câmara de Suzano adia por 20 dias votação do Plano Plurianual

11 de outubro de 2017

Sessão Ordinária 11-10-17 003 - Ricardo Bittner

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Vereador Lisandro discursando, em pé, na Tribuna

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano adiou por 20 dias a votação do Plano Plurianual (PPA). O vereador Lisandro Frederico (PSD) foi o parlamentar que solicitou essa alteração na data. No total, oito vereadores votaram a favor do adiamento e oito contra. O presidente do Legislativo, José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, através do voto de minerva (desempate), aprovou o pedido de Lisandro.

Os parlamentares contrários ao pedido de adiamento foram: Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho; Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol; André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, Edimilson Tavares de Assis (PDT), o Pau no Gato; Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van e Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza.

Antes de fazer essa solicitação, Lisandro foi à Tribuna registrar o descontentamento com o teor do PPA apresentado pela prefeitura. O PPA define as metas e prioridades da administração municipal para os próximos quatro anos. É a segunda vez que o parlamentar critica a proposta do Executivo. Isso porque, de acordo com Lisandro, o PPA teria que ser participativo, ou seja, com a participação popular. O que, de segundo com ele, não aconteceu. “Foram realizadas reuniões para tratar a causa animal, que é uma questão de saúde pública, mas lamentavelmente nada do que foi proposto está no PPA”, criticou. “É um desrespeito o que aconteceu”, argumentou.

O vereador professor Edirlei aproveitou o assunto para também criticar o Executivo em relação ao Plano Diretor. O parlamentar disse que já pediu por várias vezes um estudo de impacto ambiental relacionado a algumas ações que estão definidas no Plano Diretor. “Estou esperando até hoje. Esta Casa tem que ser respeitada. Se o Plano Diretor vir do jeito que estamos pensando, vai ter emenda sim e o projeto vai atrasar. Temos que votar o que é bom para a cidade e não para algumas pessoas. Se não querem dialogar, simplesmente vamos entrar com emendas”, ressaltou em um aparte o vereador Pacola.

Tribuna

Novamente a ideologia de gênero e a pedofilia foram os assuntos principais do debate do Legislativo suzanense. O vereador professor Edirlei protocolou moção de repúdio à Rede Globo e ao programa Fantástico pela defesa e incentivo à ideologia de gênero e a incitação à pedofilia. Ele também reproduziu o áudio da propaganda veiculada nessa semana pela internet chamada “Momentos que marcam” desenvolvida pela marca de sabão Omo, da empresa Unilever. “Ao contrário do que diz esse vídeo, temos que deixar nossas crianças puras”, comentou. De acordo com o professor Edirlei, a propaganda “tem a finalidade de incentivar à ideologia de gênero”.

Mais uma vez Pacola fez questão de falar que essas ações são organizadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Eu repudio a Rede Globo. Mas quem quer levar isso para as nossas casas é o PT. Deixa que eu cuido dos meus filhos”, disse.

O vereador Lisandro falou que respeita a posição de todos, mas que gostaria de um debate com mais “profundidade” sobre esses assuntos. “O debate é a construção social. Ideologia de gênero é basicamente respeito e não um ‘chupa cabra’ que alguns candidatos a presidente tentam inventar”, opinou.