Emendas impositivas do Legislativo ao orçamento somam aproximadamente R$ 7.880 milhões

6 de novembro de 2017

Audiência LOA18 6-11-17 005 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: O presidente da Casa de Leis Zaqueu Rangel sentado, secretário Itamar Corrêa Viana em pé, falando, e outras quatro pessoas sentadas

Cada um dos 19 vereadores da Câmara de Suzano terá aproximadamente R$ 414 mil para direcionar em emendas impositivas ao orçamento do Executivo do ano que vem. Ao todo, o valor que o Legislativo poderá atuar diretamente é de R$ 7.880.851,11. Estas informações foram esclarecidas na manhã de hoje (6) durante audiência pública realizada pelo secretário de Planejamento e Finanças, Itamar Corrêa Viana, sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Participaram da atividade os seguintes vereadores: José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel; Rogério do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza; José Silva Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro, Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul e Edimilson Tavares de Assis (PDT), o Pau no Gato.

Viana explicou que o Executivo prevê R$ 677.654.208,58 de orçamento à administração municipal, R$ 26.591 à Câmara e R$ 84.882.322,69 ao Instituto de Previdência Municipal de Suzano (IPMS). No total, o orçamento para o ano que vem será de R$ 789.127.531,27.

Em relação às emendas impositivas, que são aquelas que os vereadores podem direcionar o recurso (R$ 414 mil para cada parlamentar) diretamente para uma ação especifica e que, por lei, Viana explicou que obrigatoriamente os parlamentares precisam destinar 50% do valor total de cada emenda (R$ 207 mil) para a Saúde. “Estas emendas ajudam e muito o Executivo. Isso porque os vereadores conhecem a realidade de cada região da cidade e podem nos auxiliar no melhor destino dos recursos”, argumentou.

Os parlamentares Carlão da Limpeza e Rogério da Van perguntaram ao secretário sobre questões administrativas destas emendas.