Projeto do PPA recebe emenda e votação é adiada

8 de novembro de 2017

Sessão Ordinária 8-11-17 004 - Ricardo Bittner

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Vereador Lisandro discurso em pé, na Tribuna

Crédito da Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

O projeto de lei nº 067/2017 que estabelece o Plano Plurianual (PPA) de Suzano recebeu na sessão de hoje (8) emenda substitutiva nº10 do vereador Lisandro Frederico (PSD) e por isso a votação da propositura foi adiada para a próxima semana, já que a proposta do parlamentar será analisada por todas as Comissões Permanentes, assim como determina o Regimento Interno da Casa de Leis.

Por conta do feriado comemorativo à Proclamação da República (quarta-feira, dia 15), os trabalhos legislativos serão realizados na quinta-feira, 16.

Segundo o texto da emenda, o vereador remanejou verbas de diversas secretarias para estruturar um programa específico de ações para o bem-estar animal na pasta do Meio Ambiente. Com isso, o parlamentar garantirá, caso a proposta seja aprovada, R$ 950 mil por ano para contratações de serviços para a causa animal, como por exemplo, campanhas de castrações. Este remanejamento não alterou as verbas da Saúde e Educação.

O parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, foi o primeiro vereador a discursar na Tribuna. Ele explicou que protocolou um requerimento parabenizando o funcionário da prefeitura, Miguel Reis. No entanto, como a votação do PPA necessitava ser item único na pauta, o documento de autoria do parlamentar será encaminhado para a sessão da semana que vem.

O vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, elogiou a Faculdade Piaget pelo “importante trabalho” realizado na cidade.

O parlamentar Carlos José da Silva (PSDB), o Carlão da Limpeza, denominou como “absurdo” a situação envolvendo o projeto de Lei Complementar nº 16/2017 que aprova a Planta Genérica de Valores (PGV) para efeito de cálculo e lançamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) no ano que vem. “Este projeto chegou à Câmara sem qualquer debate com os vereadores e com a população. Acho isso um absurdo. Já é um absurdo falar em aumento de qualquer coisa nessa cidade do jeito que ela está”, criticou. “Não estou me posicionando contra o projeto, mas estou me posicionando a maneira que a situação está sendo direcionada”, revelou.

A vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, discursou sobre um requerimento de sua autoria que trata sobre a elaboração de impacto financeiro visando a implementação do Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) aos integrantes da Guarda Civil Municipal.

Já o vereador Lisandro Frederico (PSD), discursou sobre dois assuntos. Ele falou sobre sua conquista na Justiça para que prefeitura responda seus requerimentos. Além disso, ele comentou sobre uma matéria publicada em um jornal da região hoje. No texto, segundo o parlamentar, a prefeitura disse que as criticas feitas por ele sobre a situação do Pronto-Socorro Central são “equivocadas”. “Quem está mentindo? Sou eu ou a prefeitura?”, questionou Lisandro. Após isso, ele fez questão de ler diversos comentários feitos por suzanenses em seu perfil em uma rede social que confirmam as informações passadas pelo vereador no começo desta semana.

Manifestação

Durante o discurso de Lisandro, aproximadamente 200 pessoas entraram na Câmara para uma manifestação em relação ao transporte irregular. Ao término da sessão, os vereadores André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; Gerice; Edimilson Tavares de Assis (PDT), o Pau no Gato; Isaac Lino Monteiro (PSC); Joaquim Rosa (PR); José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; José Silva Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa; Lisandro, Max Eleno Benedito (PRP), o Max do Futebol e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, se reuniram com alguns dos protestantes para discutir as reivindicações do grupo. Segundo eles, a categoria que atualmente está atuando na clandestinidade solicita do Executivo um estudo para a regularização das linhas que foram criadas nos últimos anos e que não consideradas legais. Os vereadores se colocaram à disposição do grupo e uma reunião será agendada com o prefeito, Rodrigo Ashiuchi (PR), para debater o assunto.