Câmara de Suzano sedia audiência pública do projeto “Escola Sem Partido”

10 de novembro de 2017

Audiência Escola sem partido 10-11-17 005 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereador Edirlei sentado e demais componentes da Mesa em pé, atrás dela

Em audiência pública tumultuada e polêmica, a Câmara de Suzano recebeu na manhã de hoje (10) os lados favoráveis e contrários ao projeto de Lei nº 053/2017, que institui no âmbito do sistema municipal de ensino o programa “Escola Sem Partido”. A atividade foi solicitada pela Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Casa de Leis e presidida pelo presidente da Comissão, o vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei.

Estiveram presentes para compor a Mesa pessoas com posicionamentos divergentes. Entre os contrários ao projeto, estavam o advogado Marco Tanoeiro e a representante do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) Ana Lucia Ferreira. No lado favorável, estavam a advogada Daniela Cristina Miguel Bruzarrosco e o representante do Movimento Brasil Livre (MBL) de Suzano Heder Stefano. Além deles, compareceu ainda o representante do Conselho Municipal da Educação, Alexandre Nigre da Silva.

Na galeria lotada, também dividida em grupos contrários e favoráveis, o público exibia faixas e camisetas com dizeres como “Não à ideologia de gênero” e “Escola Sem Partido é inconstitucional”. Mais de uma vez, a audiência foi pausada devido aos ânimos exaltados dos munícipes. Os pontos mais questionados foram à inconstitucionalidade e a legalidade em relação à propositura.

Vereadores

A audiência contou com a presença dos vereadores Neusa dos Santos Oliveira (PSD), a Neusa do Fadul; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Joaquim Rosa (PR); Lisandro Frederico (PSD); José Silva Oliveira (PMDB), o Zé Lagoa; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho; José Carlos de Souza Nascimento (PTB), o Zé Pirueiro; André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola; Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van.

O vereador professor Edirlei explicou um ponto questionado durante a atividade. “A decisão que tornou o primeiro projeto “Escola Sem Partido” inconstitucional ainda está em análise”, garantiu. Os parlamentares Pacola e Maizena Dunga Vans garantiram que votarão favoráveis à propositura.