Gerice questiona secretário da Saúde sobre filas para o agendamento de consultas

27 de novembro de 2017

Reunião Gerice Saúde 27-11-17 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: Vereadora Gerice e secretário da saúde sentados, conversando

Em reunião realizada na tarde de hoje (27), a vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, questionou o secretário da Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon, sobre as filas no agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Jardim Monte Cristo, Parque Buenos Aires e Boa Vista.

Segundo a vereadora, munícipes a procuraram para reclamar sobre a demora para marcar a consulta e sobre as grandes filas que se formam nas Unidades nos dias escolhidos para que o agendamento seja feito. “A última moradora que me procurou garantiu que são filas enormes, com munícipes que chegam de madrugada para guardar o lugar. É uma pauta recorrente, mais de uma pessoa veio me falar sobre”, disse.

Guillaumon explicou que quem decide como serão feitos os agendamentos é o Conselho Gestor de cada UBS. “A Secretaria da Saúde não pode pautar esses detalhes, porque eles são descobertos através do olhar do Conselho e decididos em reuniões, geralmente mensais, abertas à população, divulgadas por meio de cartazes em cada Unidade”, pontuou.

Ele ainda sugeriu que seja feita uma reunião com a sua participação nessas UBSs, reunindo o Conselho Municipal da Saúde, o Conselho Gestor da Unidade e a população. “A vereadora, nesses momentos, faz as vezes de Conselho para mim. As pessoas buscam o Legislativo”, disse.

O secretário garantiu que estes são problemas pontuais, mas que serão verificados.