Vereadora Gerice Lione institui em Suzano grupo contra drogas

14 de dezembro de 2017

Gerice01

A vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, é autora do projeto de lei nº 90/2017, aprovado por unanimidade na sessão ordinária de ontem (13), que institui em Suzano o grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD).

No texto da propositura, a parlamentar explica que o grupo será composto preferencialmente por guardas civis municipais (GCM) e coordenado pela Secretaria de Segurança Cidadã.

Este grupo tem por objetivo orientar as crianças e adolescentes sobre os prejuízos que as drogas causam, elevando a autoestima e desenvolvendo a criatividade, além de técnicas de autocontrole e resistência às influências negativas. “Esta ação visa prevenir o uso de drogas nas escolas entre as crianças do Ensino Fundamental”, ressaltou Gerice. “Por meio de atividades educativas e interativas, o instrutor GCM promove ações de prevenção, bem como repassa e exercita princípios de cidadania e de qualidade de vida, cumprindo sua missão constitucional em servir e proteger a comunidade”, argumentou a vereadora.

Histórico

O GUARD surgiu na cidade de Guarulhos em 2006, e foi se expandindo rapidamente para várias cidades. Em Suzano, o projeto foi iniciado em março deste ano.

Os instrutores são guardas civis municipais especialmente treinados, que em encontros semanais de uma hora de duração na sala de aula, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que além de estimular as crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento polícia-cidadão. “Casos de vandalismo e formação de gangues infelizmente estão fazendo parte do cotidiano de nossas escolas, notadamente daquelas localizadas na periferia dos grandes centros urbanos. Por isso esta ação é de extrema importância”, alegou Gerice.