Vereador Lisandro consegue emenda federal para Castramóvel em Suzano

17 de janeiro de 2018

Lisandro_divulgação 2

O vereador Lisandro Frederico (PSD) conseguiu uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar (PP) para a compra de um Castramóvel para Suzano. O veículo é totalmente adaptado para a realização, de forma itinerante, de cirurgias de castração em cães e gatos, com recepção, triagem, consultório, sala de cirurgia e de pós-operatório.

O deputado federal apresentou uma emenda ao orçamento da União para a concessão de 5 mil castramóveis em todo o País. Em julho de 2017, a emenda foi aprovada. De acordo com o vereador Lisandro, as primeiras unidades começaram a ser encaminhadas aos municípios no começo deste ano. Suzano, por meio da articulação entre os dois parlamentares, que são defensores dos direitos dos animais, foi beneficiada logo nos primeiros grupos de cidades contempladas.

Segundo Lisandro, o recurso destinado à compra do Castramóvel e dos equipamentos necessários, no valor de R$ 120 mil, terá como origem o Fundo Nacional de Saúde (órgão vinculado ao Ministério da Saúde). A verba se soma aos R$ 160 mil da emenda impositiva encaminhada por Lisandro ao orçamento municipal para a contração do serviço de castração. De acordo com o vereador, com o valor, cerca de 2,5 mil cirurgias poderão ser realizadas.

O parlamentar lembra que o município também foi beneficiado com emenda do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), anexa ao Orçamento do Estado para 2018, que garante recursos para o programa de castração de cães e gatos nos municípios paulistas. A partir da emenda, os recursos provenientes do governo estadual poderão ser utilizados pelas prefeituras para realização de campanhas de castração de animais, além da implantação de microchip.

A castração de animais é um dos principais projetos de Lisandro. “O serviço é fundamental para reduzir a superpopulação de animais nas ruas”, afirma.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Imagem lateral da carroceria baú com os dizeres “unidade móvel de castração”
Foto: AI Lisandro Frederico