Caulim: vereadores e comissão de moradores farão reunião com a Cetesb para resolver questões de saneamento do bairro

22 de janeiro de 2018

Reunião Toninho Caulin 22-1-18 004 - Ricardo Bittner

O grupo formado pelos vereadores Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho; Gerice Lione (PR), a esposa do prefeito da Academia; e Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, irá agendar uma reunião com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a comissão de moradores do Caulim para esclarecer questões relacionadas ao saneamento do bairro. Assessores do parlamentar Isaac Lino Monteiro (PSC), o Isaac também participaram de um encontro, realizado na tarde de hoje (22), na Sala Gilmar Arena, na Câmara de Suzano.
A necessidade de uma reunião com a Cetesb foi observada na reunião desta segunda-feira, que contou com a participação do gerente de manutenção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Willian Ferreira dos Reis, e do diretor da Prefeitura de Suzano, Jurandir Marques, para tratar de questões relacionadas a saneamento básico, já que o bairro não possui esgoto ou água encanada. Reis sugeriu que os moradores entrem em contato com a Cetesb para se certificar de que o bairro pode receber obras de saneamento. “A Cetesb é o órgão responsável pelas áreas de proteção ambiental e é necessário verificar se o Caulim é atendido dentro da legislação específica”, disse.
O vereador professor Toninho explicou que o representante da Sabesp refere-se à Lei estadual 15.913/2015, que dispõe sobre a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras, suas áreas de intervenção e respectivas diretrizes e normas ambientais e urbanísticas de interesse regional para a proteção e recuperação dos mananciais. “Na época de elaboração da lei, os loteamentos consolidados foram inseridos, permitindo intervenções. Nossa intenção é pedir para a Cetesb fazer um estudo para incorporar o Caulim na Lei específica”, esclareceu.
O parlamentar Rogério da Van prontificou-se a entrar em contato com a Cetesb para agendar a reunião. Ele também orientou os moradores a participarem do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que está em elaboração pela Prefeitura de Suzano, em conjunto com a população.
Segurança
A vereadora Gerice Lione, também presente à reunião, informou os moradores que a Guarda Civil Municipal (GCM) está fazendo rondas no bairro em atendimento a um ofício encaminhado por ela, após solicitação dos moradores na reunião realizada no dia 10 de janeiro, que definiu o plano de ação para solucionar os principais problemas do bairro.
Os moradores estabeleceram, em conjunto com os vereadores, dez pontos principais a serem solucionados no bairro. Além de infraestrutura urbana e segurança, outros assuntos são relacionados a regularização fundiária, transporte, saúde, educação e manutenção.

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de uma mesa em reunião com moradores do bairro do Caulim.