Professor Toninho Morgado protocola projeto de Lei para instituir congresso internacional do IFSP no calendário oficial de Suzano

14 de março de 2018

Visita Toninho Instituto Federal 14-3-18 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: à esquerda, de pé, professor Toninho Morgado gesticula enquanto explica o projeto de Lei no IFSP.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, deu início hoje (14) à tramitação de um projeto de Lei na Câmara de Suzano para instituir no calendário oficial do município o Congresso Internacional de Logística e Operações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Unidade Suzano. O evento é realizado há três anos na cidade, na segunda quinzena de outubro, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversos países.

Na manhã de hoje, professor Toninho Morgado esteve no IFSP para apresentar a propositura e conhecer a estrutura da instituição de ensino, que foi inaugurada em 2010 e conta atualmente com cerca de 1 mil alunos de Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação. “Minha intenção é dar notoriedade a um evento de grande importância e que muitas pessoas no município não têm conhecimento”, explicou.

Professor Toninho Morgado foi recebido na unidade de Suzano do IFSP pelo professor Clayton de Oliveira Pires, coordenador do curso de Administração. “É uma ótima ideia, que aumenta a interação do instituto com o município”, avaliou ele sobre o projeto de Lei. “O IFSP está aqui para servir a cidade e a região, e este projeto só tem a acrescentar”, completou.

Pires também destacou que o congresso internacional contribui para o desenvolvimento da região. “O evento fomenta a pesquisa científica focada no Alto Tietê, além de ter abrangência nacional e internacional”, ressaltou.

De acordo com Pires, o Congresso Internacional de Logística e Operações do IFSP já é o segundo maior evento científico da área de Logística no Brasil. No ano passado, cerca de 260 artigos científicos foram submetidos ao evento, que também busca uma interação com o mercado de trabalho, já que também conta com uma feira de negócios e exposição de empresas do setor.

Na edição de 2017, o congresso contou com a participação de 22 países, como integrantes da Liga Árabe e representantes de países da África Subsariana como Angola, Níger e Camarões, além de um representante da Associação Empresarial Chinesa.

De acordo com o projeto de Lei, a inclusão do congresso no calendário oficial do município se justifica também por sua dimensão: desde a sua primeira edição, apresenta um crescimento superior a 100%, com mais de 3 mil visitantes e apoio de 60 instituições nacionais e internacionais. Professor Toninho Morgado também salienta que o evento tem mais importância pelo fato de Suzano ser um dos principais polos industriais do Alto Tiete, contando com 327 indústrias que geram em torno de mais de 17 mil empregos diretos e 3.300 indiretos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Incluir no calendário oficial do município o Congresso Internacional de Logística e Operações IFSP – Suzano permitirá que a cidade tenha um papel de destaque quanto à pesquisa e debate para o avanço da área de Produção e Operações, além do desenvolvimento Comercial e Industrial para a região”.

O aluno de pós-graduação em Logística e Operações Hiram Matias dos Santos também acompanhou a visita do vereador ao IFSP.