Câmara vota amanhã projeto que prevê o cancelamento de multas para quem avançar em semáforo vermelho após as 23 horas

17 de abril de 2018

Alceu01

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, vereador pastor Alceu Cardoso fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Foto: Ricardo Bittner.

A Câmara de Suzano votará na sessão de amanhã (18), a partir das 18 horas, projeto de lei que institui o cancelamento das multas por avançar ao semáforo com indicação de sinal vermelho equipados de fiscalização eletrônica entre as 23 e 5 horas, em velocidades iguais ou inferiores a 20 quilômetros por hora. A propositura é de autoria do vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso.

O projeto exclui os semáforos compreendidos entre cruzamentos de vias de trânsito rápido, com velocidade máxima igual ou superior a 60 km/h.

De acordo com a justificativa do vereador, a propositura tem o objetivo de “garantir maior segurança aos motoristas de Suzano”, uma vez que, no período noturno e de madrugada, “ocorrem com muita frequência assaltos a veículos que param em semáforos com sinalização vermelha, principalmente em locais ermos e mal iluminados”.

“Muitas vezes, de acordo com a disposição das vias de tráfego apresentadas no momento, se faz seguro ultrapassar o sinal vermelho do semáforo, quando se pode observar com clareza a inexistência de veículos ou pedestres que possam oferecer risco de acidentes. Esta observação faz-se presente quando se reduz a velocidade dos veículos para 20 quilômetros por hora (km/h) ou inferiores, que permitem observar com atenção todas as vias no arredor e decidir pelo avanço ao sinal vermelho do semáforo com segurança”, explica o parlamentar.

Moção

Também está na pauta da sessão a discussão e votação da moção de aplauso do vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, que parabeniza o sargento Castro, os cabos Adriel e Urbano, o delegado Lourival Zacarias Noronha e o escrivão Paulo Sergio Alves Lobato dos Santos “pelo sucesso na resolução da ocorrência de furto de veículo na cidade de Ferraz de Vasconcelos”.