Câmara de Suzano realiza processo de restauração da “Galeria dos Presidentes”

18 de abril de 2018

Galeria Leandrinho

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: Vereador Leandrinho, em pé, em frente a fotografias dos ex-presidentes da Câmara

Para preservar o passado do Legislativo suzanense, a Câmara de Suzano iniciou neste mês de abril o processo de restauração da “Galeria dos Presidentes”, localizada no primeiro andar do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. A ação foi uma iniciativa do presidente da Casa, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, por entender que o local necessitava melhorias.

Fotografias de alguns ex-presidentes estavam totalmente danificadas. Isso porque no antigo prédio da Casa de Leis os retratos foram comprometidos por conta de uma goteira. “Infelizmente perdemos os quadros originais de Francisco Marques Figueira (1961 a 1964), Gilberto Leite de Barros (1973 a 1974) e Gerson Mamede Rodrigues (2007 a 2008)”, revelou. Foram danificados também os quadros dos ex-presidentes Antônio Carlos Garcia (1997 a 1998), Valter Roberto Bio (1999-2000) e Pedro da Silva (2000 a 2002).

A Câmara confeccionou novas fotografias e todas as peças danificadas estão sendo restauradas. “É de extrema importância a preservação da história do Legislativo. Esses materiais têm valor imensurável”, opinou Leandrinho.

A “Galeria dos Presidentes” foi criada por meio de lei municipal de 1958, de autoria do vereador Herculano Américo Pero, que foi presidente da Casa de Leis de 1958 a 1960.

Exposição

A Câmara de Suzano realizará, a partir do próximo dia 26, a exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”. A visitação será guiada e pode ser agendada no portal da Casa de Leis (www.camarasuzano.sp.gov.br) ou pelo e-mail comunicacao@camarasuzano.sp.gov.br. A mostra faz parte das comemorações dos 69 anos do município.

A atividade traçará uma linha do tempo do Legislativo suzanense, a partir de objetos e documentos como atas de sessões legislativas, livros contábeis (manuscritos e datilografados) e fotos antigas do município. Alguns materiais poderão ser manuseados pelos visitantes.