Câmara de Suzano devolve R$ 1,1 milhão à prefeitura; valor será investido em obras

13 de novembro de 2018

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: em segundo plano, os carros oficiais. Em primeiro plano, da direita para esquerda: Cíntia Renata Lira da Silva, secretária municipal de administração; o prefeito Rodrigo Ashiuchi; vereador Leandrinho e  Itamar Corrêa Viana, secretário municipal de Planejamento e Finanças. Vereador Leandrinho entrega uma chave de carro para Rodrigo Ashiuchi.

O presidente da Câmara de Suzano, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, entregou hoje (13) um cheque no valor de R$ 1,1 milhão ao prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR). A quantia é referente ao total economizado pelo parlamentar nestes dez meses em que está no comando do Legislativo.

A prefeitura investirá este valor em obras que já estão em andamento na cidade. “Estamos com obra na Marginal do rio Una; Central de Monitoramento e o Cine Teatro. Toda ajuda é muito importante e a população agradece”, adiantou Ashiuchi.

A entrega simbólica do cheque aconteceu durante entrevista coletiva concedida por Leandrinho e Ashiuchi. A reunião com a imprensa foi pautada pela entrega de 15 carros da frota da Câmara ao Executivo – medida anunciada pelo presidente da Casa de Leis na semana passada e que foi decidida para regularizar as contas do Legislativo junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Leandro explicou que desde 2011 os presidentes da Câmara de Suzano vêm recebendo apontamentos em suas contas anuais por conta do uso da frota, entre outros assuntos. “Por este e outros motivos que a conta de 2015 foi reprovada”, ressaltou o presidente. “Não cabia mais recurso e eu tomei essa atitude com muita certeza e responsabilidade”, disse. A frota da Câmara contava com 21 carros. Foram entregues 15 automóveis hoje e um será encaminhado nos próximos dias (está em manutenção). Três que eram alugados tiveram o contrato rescindido. A Casa de Leis ficará apenas com dois carros que serão de uso exclusivo da administração do Legislativo.

Ashiuchi explicou que os carros serão encaminhados para as secretarias de Educação, Saúde e Manutenção e Serviços Urbanos. “Serão muito bem utilizados e os serviços prestados à população irão aumentar”, ressaltou o prefeito.

Economia

Na semana passada, o presidente da Câmara comunicou a exoneração 19 assessores de relações internas – que atualmente estavam lotados nos gabinetes dos vereadores em cargos comissionados – e anunciou a contratação de 18 aprovados no último concurso público do Legislativo. A medida foi tomada para regularizar a situação da Casa de Leis junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que apontou “desproporção entre cargos em comissão e efetivos” e “excesso de assessores legislativos”.

No período de 12 meses, a Câmara gastou R$ 1.656.792,78 com estes 19 funcionários comissionados. Para equilibrar a quantidade de funcionários comissionados (cargos de confiança, que não são efetivos) com a de concursados, Leandrinho autorizou a contratação de 18 aprovados no concurso público.

Fake News

Leandrinho aproveitou a oportunidade para desmentir a informação que ele assumiria uma secretaria na administração municipal. “É fake news”, disse.