Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade

A Câmara de Suzano com o intuito de mobilização para que as informações digitais cheguem à todos, criou essa página para compartilhar informações sobre acessibilidade web. O Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade (GAAD) é um dia dedicado a celebrar os esforços de acessibilidade digital existentes, além de fomentar conversas sobre a importância da inclusão para inspirar novas ações entre designers, desenvolvedores e líderes de tecnologia.
O GAAD, celebrado em 16 de maio deste ano, acontece anualmente na terceira quinta-feira de maio.
Com isso declaramos nosso apoio e difusão institucional ao Selo de Acessibilidade Digital, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), por intermédio da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA Digital.

CÂMARA DE SUZANO NO DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO MUNDIAL DA ACESSIBILIDADE

LOGO DA CAMPANHA GAAD

 

Desenvolvimento

No dia da Conscientização Mundial da Acessibilidade convidamos desenvolvedores e designers a visitar um site em que esteja envolvido na criação e faça um teste.Navegue em seu site e verifique se:
- Existe um indicador de foco visível (ou seja, você sabe onde você está) o tempo todo enquanto navega em cada tela usando as teclas tab e shift tab?

- Você consegue interagir com todos os elementos que recebem foco usando apenas o teclado?

- Se houver algum elemento que forneça funcionalidade se você passar o mouse sobre ele, como revelar uma dica de ferramenta ou um conjunto de ações, você poderá exibir isso estritamente usando apenas o teclado?

SE A RESPOSTA FOR NÃO, REPENSE SEU MODO DE DESENVOLVER

UMA WEB PARA TODOS

A acessibilidade digital visa também oferecer condições para que idosos, daltônicos, portadores de deficiência, usuários utilizando qualquer tipo de tecnologia de navegação, possam visitar e interagir com sites. Aproveite o dia de hoje e faça um teste: desconecte o mouse e use apenas o teclado (guia tabulação / shift, teclas de seta, enter e barra de espaço) para navegar e interagir com seus sites e aplicativos favoritos. Se você usar um touchpad, trackpad ou método de entrada similar, desative-o e use o teclado.

Leis

O Brasil conta com algumas leis que são aliadas na promoção da acessibilidade na web.

EVENTO REALIZADO DIA 14 DE JUNHO

A Câmara de Suzano realizou no mês de junho um encontro para a discussão da Acessibilidade web. Estiveram presentes:

Reinaldo Ferraz

"Conhecendo o universo das pessoas com deficiência na web"

Especialista em desenvolvimento WEB na W3C Brasil. Representante do NIC.br em grupos de trabalho do W3C internacional em Acessibilidade na Web. Palestra: "Conhecendo o universo das pessoas com deficiência na Web"

Simone Freire

"Web para Todos: quebrando barreiras para um acesso mais inclusivo"

Eleita uma das 10.000 Women Goldman Sachs (2016). Criadora do Movimento Web para Todos, iniciativa que reúne mais de 20 organizações em prol da construção de uma web acessível.

Marisa Pretti

"O áudio e a imagem - conhecendo a audiodescrição"

Atriz formada pela Escola de Artes Cênicas Entreatos, curso de extensão em audiodescrição pela Fundação Laramara,Fundação Dorina Nowill, USP e Prefeitura de São Paulo. Sócia fundadora da empresa Menina dos Olhos.

Talita Pagani

Palestra em video- "Projetando sites para pessoas com autismo"

UX designer na @nexaasoficial, fundadora da @utilizzaco, autora do Guia de Acessibilidade de Interfaces Web com foco em aspectos do Autismo.

Nelson Tanuma

"As leis que são aliadas na promoção da acessibilidade na web"

Diretor Jurídico,professor de Direito da Faculdade Unisuz/Universidade Brasil
Foto de Marcos Lima

Marcos Lima

"Barreiras enfrentadas"

Professor de violão do Serviço Social e Projetos Especiais (SASPE)