Alunos do Caic de Suzano visitam exposição na Câmara

10 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: À esquerda, professora Rosane de Carvalho Pinto, posando para foto junto com os alunos do 4° ano A da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caic de Suzano.

A Casa de Leis recebeu hoje (10) duas turmas de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caic de Suzano, para conhecer a exposição “Mulheres no Legislativo: a história da representação feminina na Câmara de Suzano”. Pela manhã, participaram da visita guiada os alunos do 4º ano A, acompanhados da professora Rosane de Carvalho Pinto. À tarde, a atividade foi feita com os alunos do 4º ano C, com a professora Tatiane Oliveira Gléria.

“A exposição é importante para o exercício da cidadania, para que os pequenos conheçam os espaços q ue os políticos que eles elegerão irão trabalhar, e também para conhecerem a história da cidade”, afirmou Tatiane.

Os estudantes percorreram os gabinetes dos vereadores e conheceram o Plenário e a Galeria do Palácio “Deputado José Souza Candido”, além do espaço da exposição, localizado no 1º andar. Todos puderam fazer perguntas.

Realizada pelo segundo ano consecutivo dentro das comemorações do aniversário do município, a mostra tem como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir a Casa de Leis para a população.

Entre os objetos e documentos que compõem a mostra, está a ata da primeira sessão da Câmara, realizada em 2 de abril de 1949. Há ainda as fotos e uma pequena biografia das 17 mulheres que ocuparam uma cadeira na Casa de Leis suzanense desde a emancipação do município, há 70 anos. A exposição também conta com uma linha do tempo sobre a luta para a conquista do direito ao voto feminino.

O público também pode conferir a Galeria dos Presidentes, que contém as fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.

A exposição é aberta ao público em geral e grupos de estudantes podem agendar visitas guiadas pelo portal do Legislativo suzanense: www.camarasuzano.sp.gov.br. Os alunos recebem certificados e, no caso de universitários, a atividade poderá contar como hora complementar.

A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A exposição fica no 1º andar do Palácio “Deputado José de Souza Candido” (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista).

Descrição da imagem #PraCegoVer: À esquerda, professora Tatiane Oliveira Gléria, posando para foto durante a visitação com os alunos do 4° ano C , também da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caic de Suzano.

Foto: Richard Bittner