Aspirantes da Guarda Mirim lotam a Câmara de Suzano no “Vereador Por Um Dia”

17 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: Aspirantes da Guarda Mirim de Suzano posam para foto no Plenário da Câmara. Ao centro, a presidente da Câmara, Gerice Lione (PR), a esposa do prefeito da academia.

Duzentos aspirantes da Guarda Mirim de Suzano lotaram a Galeria da Câmara na manhã desta quarta-feira (17) para o “Vereador por Um Dia”. O evento foi conduzido pela presidente da Casa de Leis, Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, e contou com a presença dos vereadores Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei; e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans.

Na ocasião, foi feita a posse simbólica dos adolescentes eleitos após a realização da 64ª turma do Projeto Voto Consciente. Foram empossados como prefeito e vice, respectivamente, Caio Victor Miranda Luca e Quesia Souza de Jesus, escolhidos para os cargos com 75 votos; e os vereadores Iago Leonardo Alves de Oliveira, que obteve 27 votos; Maria Fernanda Araújo da Rocha, eleita com 23 votos; Alifer Mota, que conquistou 17 votos; e Stephanie Machado da Conceição, que obteve dez votos.

Após assinarem o livro de posse e fazerem o juramento para os cargos para os quais foram eleitos, o vereador mais votado assumiu os trabalhos e ocupou a cadeira da Presidência da Casa de Leis. Os demais falaram para o público na Tribuna do Legislativo. Eles agradeceram a oportunidade de participar do projeto e afirmaram que o Voto Consciente os fez ver a importância da participação na política, além de ter mostrado que é possível pensar em soluções diversas para problemas da cidade.

A presidente do Legislativo suzanense disse estar muito feliz pela presença dos jovens na Câmara e pela realização do projeto: “É multiplicando o conhecimento sobre a importância das eleições e do voto que todos nós poderemos exercer a cidadania de forma plena”, afirmou Gerice.

O presidente da Guarda Mirim de Suzano, Natal José Francisco, entregou a Gerice as propostas para o município elaboradas pelos aspirantes durante o projeto. “O conhecimento que eles adquirem neste processo é importante, porque muda e transforma”, disse ele sobre o Voto Consciente. “Nosso objetivo é formar cidadãos com olhar para o momento que vivemos e para a escolha dos nossos representantes. É fácil falar que político é isso ou aquilo, mas depende muito de nós, já que a democracia nos proporciona a condição de mudar pelo voto”, completou.

O secretário de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, o Prefeito da Academia, falou em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) no evento. Ele destacou a seriedade do Projeto Voto Consciente e da Guarda Mirim: “É uma instituição muito valorosa. Tivemos prefeito e presidente da Câmara que foram integrantes da Guarda Mirim”, relembrou.

O vereador Maizena Dunga Vans disse aos jovens do Projeto Voto Consciente que eles são privilegiados por ter a oportunidade de participar de uma formação como esta. O vereador professor Edirlei ressaltou que o projeto deveria ser implantado em outros lugares, por mostrar que a política deve servir para melhorar a vida das pessoas. O professor Toninho Morgado destacou que a Guarda Mirim tem contribuído para que os jovens acreditem no seu potencial.

Também compuseram a mesa de autoridades a coordenadora administrativa da Guarda Mirim de Suzano, Rebeca Batalha; a psicóloga da entidade, Erica Rocha Felipe; a assistente social Alessandra Vitorino e a coordenadora pedagógica Alessandra da Silva Gonçalves.

O projeto

O Voto Consciente é realizado há mais de uma década pela Guarda Mirim de Suzano, em parceria com a Fundação alemã Konrad Adenauer. O projeto é promovido a cada semestre e está em sua 64ª edição.

No Voto Consciente, os jovens simulam um processo de eleições municipais e refletem sobre propostas de melhorias para o município. Eles montam partidos, fazem coligações, lançam candidaturas, organizam campanhas eleitorais e votam.