Câmara de Suzano agendará reunião para tratar sobre qualidade da água fornecida pela Sabesp

22 de março de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo; secretário de Meio Ambiente, André Chiang; presidente da Câmara, Leandrinho; gerente do Escritório Regional da Sabesp, Zemicindo Mendes. Todos sentados em cadeiras pretas, no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano.

A Câmara de Suzano agendará, nos próximos dias, uma reunião para tratar sobre a qualidade da água fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A necessidade dessa discussão técnica foi percebida pelos vereadores durante audiência pública realizada na noite de hoje (22) para debater a revisão do Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Suzano. O projeto de lei complementar é de autoria do Executivo.

Os parlamentares e o público presente questionaram os representantes da Sabesp sobre a potabilidade da água. Foram citados, nas perguntas, dados divulgados recentemente que afirmam a presença de substâncias cancerígenas acima da média na água de Suzano. O gerente do Escritório Regional da Sabesp, Zemicindo Mendes, explicou que a concessionária cumpre todas as exigências das autoridades sanitárias e garantiu a potabilidade da água. No entanto, se comprometeu a comparecer nessa reunião futura com técnicos desta área da empresa para apresentar um relatório do assunto.

Além disso, foi questionada também, pelos vereadores e por internautas (a Câmara de Suzano disponibiliza uma ferramenta virtual para o envio de perguntas) a obra de implantação de um interceptor na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Essa construção está há anos no local e vem prejudicando o trânsito nessa via da cidade. Segundo a Sabesp, as empresas licitadas para a obra desistiram do contrato e não há uma data especifica para o término da implantação que ampliará a rede de esgoto de Suzano e outras cidades da região.

Em relação a ampliação do saneamento básico nos bairros de Suzano, os representantes da prefeitura afirmaram que o novo marco regulatório do Saneamento (Lei Federal nº 14026/2020) determina o ano de 2033 para que todo município do país atingir 100% de abastecimento de água e coleta de esgoto. A administração municipal ressaltou que um bairro para receber o saneamento básico precisa estar regularizado.

Meio Ambiente

Os parlamentares perguntaram ainda sobre a questão de invasão nas áreas de proteção de mananciais. A Secretaria de Meio Ambiente explicou que está realizando constantemente fiscalização nessas áreas e que a administração municipal está ampliando as ferramentas para combater esse crime.

A audiência de hoje foi comandada pelo presidente da Câmara, o vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, André Chiang, da diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, de representantes da Sabesp e dos seguintes parlamentares: Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG; Lazaro Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena; Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt; Nelson dos Santos (PL), o Nelson do Fadul; Jaime Siunte (PSDB) e Artur Takayama (PL).