Câmara de Suzano apresenta experiência em acessibilidade digital em Brasília

21 de novembro de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, representante do Web Para Todos fala ao microfone durante o evento Acessibilidade Digital em Ação, realizado na Câmara de Suzano em junho deste ano. Atrás dela, há um telão com o logotipo do Web Para Todos. À frente dela, dezenas de pessoas assistem sentadas à palestra.

A webdesigner da Câmara de Suzano, Taiane Fernandes, estará amanhã (22) em Brasília (DF) para apresentar a experiência do Legislativo suzanense em acessibilidade digital no 10º Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia (EnGitec). Ela fará uma palestra às 13h30, intitulada “Câmara de Suzano, exemplo de acessibilidade digital”.

O Grupo Interlegis de Tecnologia (Gitec) é uma comunidade de prática formada por pessoas da área de Tecnologia da Informação de casas legislativas, criada em 2004, que atualmente conta com mais de 800 membros. O grupo promove todos os anos o EnGitec, com  o objetivo de materializar o intercâmbio tecnológico e promover a atualização dos participantes, por meio de palestras, minicursos e mesas-redondas.

O evento é uma iniciativa do Interlegis, que é um programa do Senado Federal com o objetivo de modernizar as casas legislativas do Brasil.

O 10º Encontro EnGitec teve início na segunda-feira (19) e segue até sexta (23). O evento tem como tema este ano “Parlamentos do Futuro” e abordará as transformações ocorridas na sociedade com as novas tecnologias e seus reflexos nas casas legislativas, como comunicação em tempo real, interação sociedade e parlamento e profusão de informações e opiniões.

“Esta é mais uma forma de contribuirmos para que outros órgãos públicos garantam o acesso às informações a todos os cidadãos”, disse o presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, sobre a participação no evento.

Pioneirismo

A Câmara de Suzano apresentará no encontro sua experiência em tornar o site oficial www.camarasuzano.sp.gov.br 100% acessível. O Legislativo suzanense é pioneiro no Alto Tietê em acessibilidade digital e já auxiliou outros órgãos públicos, como as prefeituras de Suzano e Mogi das Cruzes, neste processo.

O portal da Casa de Leis iniciou a adaptação em 2016 e atualmente conta com o percentual de 100% de aderência às recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e práticas como acesso das informações por teclado para pessoas com restrições motoras, semântica de código e descrição de imagens para deficientes visuais.

Em 2016, o site oficial do Legislativo suzanense ficou entre os cinco finalistas da quarta edição do Todos@Web – Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria “Projetos Web Governamentais”. Em junho deste ano, a Câmara de Suzano também promoveu o evento “Acessibilidade Digital em Ação”, em parceria com a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, para discutir uma internet acessível para todos. [Com informações do site engitec.interlegis.leg.br]