Câmara de Suzano aprova 11 itens na sessão ordinária

1 de dezembro de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores sentados atrás de suas mesas no Plenário da Câmara.

Os vereadores de Suzano aprovaram 11 itens na sessão ordinária realizada na tarde de hoje (1º). Foram seis moções, três projetos de decreto legislativo, um projeto de lei e um projeto de resolução.

As moções de aplauso aprovadas foram entregues aos homenageados durante a sessão. A atleta meio-fundista Letícia Oliveira Calazans do Nascimento recebeu a sua pelas medalhas de ouro no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, nas provas de 400, 800 e 1.500 metros rasos e no revezamento 4×400 metros. A propositura é de autoria do vereador Jaime Siunte (PSDB).

O vereador Rogerio Castilho (PSB) fez a entrega de duas moções de aplauso. Uma, voltada aos encarregados das equipes da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, Leandro Ramos e Manoel Evaristo Barbosa Neto, pelo excelente trabalho prestado. E outra, parabenizando Cláudio Roberto Alves Guarizo, Eduardo Martins Dantas Neto e Marcos Luiz dos Santos Moreno, pelo trabalho voluntário realizado no campo do Palmeirinha, no Distrito de Palmeiras, em prol do Projeto Social Bom de Bola Bom na Escola.

A quarta moção de aplauso foi destinada ao diretor Robson Ébio Toledo da Silva, da Escola Estadual Tochichico Yoshicava, pela contribuição na área da educação, de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena. O parlamentar citou projetos realizados na escola que têm ganhado destaque, como o de horta hidropônica, o Renove (de destinação correta de óleo de cozinha usado) e de reuso da água da chuva.

A quinta moção foi para o estudante Gustavo Diogo da Silva, selecionado para uma das 50 vagas no Programa Jovens Embaixadores 2020. De acordo com o autor da propositura, o vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, ele concorreu com mais de 7 mil inscritos e viajou como jovem embaixador a Brasília (DF) e a Washington DC e Raleigh, nos Estados Unidos.

De autoria da Mesa Diretiva, a última moção aprovada foi destinada ao ex-vereador Felix Romanos, que lançou o livro “Provas de Amor: histórias de esperança na luta contra as drogas”.

Os projetos de decreto legislativo aprovados dispõem sobre a concessão do título de cidadã suzanense à técnica e atleta de tênis de mesa Marlene Masako Horigome Takahashi, de autoria do vereador Artur Takayama (PL); a outorga da Medalha Antonio Marques Figueira ao diretor da Secretaria de Governo Elias Martins Pereira, de autoria da vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; e a outorga da Medalha Antonio Marques Figueira a João César dos Santos, pelo trabalho voluntário realizado no Projeto Bom de Bola Bom na Escola.

Também aprovaram nesta tarde um projeto de lei do Executivo que altera a lei municipal 5.048/2017, que dispõe sobre a estrutura organizacional da administração pública, define atribuições e competências dos órgãos da administração direta, e um projeto de resolução, de autoria da Mesa Diretiva, que altera o Regimento Interno da Câmara Municipal de Suzano.

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, Rogerio Castilho agradeceu o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, pelo trabalho realizado no bairro Recreio Internacional. Ele voltou a cobrar a manutenção e creche comunitária no Jardim Dora.

Por sua vez, o parlamentar André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, reclamou que não tem sido atendido nas solicitações de serviços de manutenção e obras. Ele citou como exemplo a rua Kaneji Kodama, na Vila Figueira, e o Jardim Revista.

Já professor Edirlei elogiou as ações da Secretaria de Segurança Cidadã na região da Casa Branca, como o aumento de rondas.

O vereador José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira, voltou a cobrar o Programa Água Legal para os bairros Panorama e Jardim Gardênia Azul. Ele também pediu atenção aos problemas enfrentados em equipamentos públicos no Jardim Alterópolis e no Miguel Badra, que inundam em dias de chuva, para evitar prejuízos e transtornos.

O parlamentar Fábio Diniz (PTB) destacou na Tribuna a renovação do contrato com a Coopersuzan, cooperativa responsável pelo transporte complementar na cidade, pelo período de oito anos.

E o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, falou que está buscando a reposição de um abrigo de ponto de ônibus para no Jardim Planalto, que foi danificado por um caminhão. Ele também ressaltou que, entre os projetos que tramitam na Comissão de Educação da Casa de Leis, há um que prevê uma gratificação ao professor que assumir o cargo de coordenador pedagógico.