Câmara de Suzano aprova convênio entre Executivo e DER; estrada do Furuyama será pavimentada

29 de julho de 2020

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: Vereadores no Plenário da Câmara de Suzano

Crédito da foto: Vivian Turcato/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou na sessão ordinária de hoje (29) o projeto de lei, de autoria do Executivo, que autoriza a administração municipal a firmar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) para a execução de obras e serviços de pavimentação na estrada do Furuyama. O valor do convênio é de R$ 5.016.598,09.

Tribuna

O vereador Alceu Cardoso (Republicanos) reclamou, novamente, que alguns pré-candidatos a vereadores estão atuando de forma antiética e mentindo para a população sobre autoria dos benefícios conquistados na cidade. Ele classificou essas pessoas como “oportunistas”.

O vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, parabenizou o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), pelos trabalhos feitos na cidade. Ele ressaltou a questão da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Caic que era cercada apenas com um alambrado e que nesta semana a administração municipal começou a construção de um muro, para aumentar a segurança dos alunos, e a reforma da quadra da unidade.

O vereador Lisandro Frederico (Avante)  falou sobre o requerimento de sua autoria que foi rejeitado na sessão de hoje que pedia explicação para a administração municipal com gastos com Publicidade, que na visão do parlamentar “é um gasto de dinheiro desnecessário” e que o valor poderia ser utilizado, por exemplo, na área da Saúde. Além disso, Lisandro criticou a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

O vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, discursou na Tribuna sobre o bairro Veraneiro Juruá. Ele informou que conseguiu que a administração municipal encaminhasse tratores para serviço de nivelamento e cascalhamento para aquela região. Sobre as críticas feitas pelo vereador Lisandro, Netinho disse que “problemas sempre vamos ter”. “Aonde o braço está alcançando, estamos avançando. Temos consciência da cidade que encontramos e do que estamos fazendo”, disse.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSDB), o professor Edirlei, também parabenizou o prefeito Rodrigo Ashiuchi pela sua atuação como gestor da cidade. Ele comentou que visitou com o prefeito uma empresa no município e isso gerou melhorias para a região da estrada do Samuel.

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, seguiu a linha de elogios ao prefeito e rebateu as críticas do parlamentar Lisandro, principalmente a parte em que ele falou que Ashiuchi fez muitos empréstimos como prefeito.

Votação

Os vereadores aprovaram ainda duas moções de aplauso.  A primeira, de autoria do vereador  Maizena Dunga Vans, que parabeniza e homenageia toda equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Suzano, sendo representados pela coordenadora geral, Giselda Rodrigues da Cruz, coordenador médico, Hélder Takeo Kogawa, e o enfermeiro  Jefferson Azevedo de Oliveira.

A segunda moção é de autoria do vereador Rogério Gomes do Nascimento (PSDB), o Rogério da Van, que parabeniza Fábio Tostes da Luz, o Cowboy, a dedicação de todo serviço prestado durante o período que atuou como administrador dos cemitérios São Sebastião, São João Batista e do Velório Municipal de Suzano. “O Fábio Tostes da Luz, o Cowboy, é um exemplo de cidadão e um administrador dedicado, que realizou enquanto diretor, ações com comprometimento para que a cidade possa acolher os munícipes com mais de conforto durante o momento de perda e dor”, disse o vereador. Quase todos os parlamentares da Casa de Leis fizeram questão de elogiar o profissionalismo e a dedicação de Cowboy durante o período em que ele atuou no cargo.

Foram votados também o projeto que institui e inclui no Calendário Oficial de Suzano, anualmente na primeira semana do mês de novembro, o ¨Projeto Sonho Olímpico¨ dedicado a levar o atletismo para crianças e adolescentes carentes deste município, de autoria da vereadora Gerice Lione (PL) e o projeto de decreto legislativo que concede título de cidadão suzanense a João Mauricio da Silva Neto, de autoria do vereador José Silva de Oliveira (PDT), o Zé Lagoa.