Câmara de Suzano aprova crédito adicional e especial ao Orçamento de 2021

17 de fevereiro de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Leandrinho fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele usa máscara de proteção facial.

Foto: Vivian Turcato

Os vereadores de Suzano aprovaram na sessão ordinária de hoje (17) um projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a abertura de crédito adicional e especial para adequação do Orçamento de 2021. O presidente do Legislativo, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, explicou que a propositura foi feita devido a um excesso de arrecadação e superávit financeiro. Foram R$ 9.467.448,45 de abertura de crédito adicional e R$ 1.080,00 de abertura de crédito adicional especial.

“Temos que agradecer a população, aos empresários, que mesmo em momento tão difícil do ano passado, pagaram em dia suas contas e seus impostos”, disse. “Esperamos que os secretários realmente se esforcem e trabalhem com afinco para a população, que está fazendo sua parte”, disse ele, reforçando que cabe à Casa de Leis fiscalizar a utilização desses recursos pela Prefeitura.

Também foi aprovada pelos vereadores a moção de apoio ao projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) estabelecendo critérios e condições para a destinação de materiais e equipamentos de informática apreendidos no estado às escolas estaduais e municipais. O autor da propositura é o vereador Joaquim Rosa (PL). Já o projeto em tramitação na Alesp é da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).

Joaquim afirmou que não vê bandeira partidária nesta questão: “É um projeto muito bom para a sociedade e, por isso, fiz uma moção de apoio”, justificou.

Tribuna Livre

Durante a Tribuna Livre, o vereador Max Eleno Benedito (Podemos), o Max do Futebol, fez críticas à Grupo Pioneira, concessionária do serviço de limpeza urbana no município. Ele mostrou imagens de mato e entulho no Parque Maria Helena. “Nós fazemos o pedido e não somos atendidos pela empresa”, reclamou.

Já o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, fez um apelo para que o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e deputados estaduais intercedam junto ao Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) para solucionar o problema das enchentes no distrito de Palmeiras. Ele relatou o ocorrido em vários bairros da região sul da cidade no sábado passado (13), devido a uma chuva muito intensa. “A Prefeitura deu o suporte necessário na ocasião, mas a sua ação é limitada. É preciso comprometer o governo estadual para resolver a questão do córrego”, afirmou ele, sugerindo que seja feita no local uma ação semelhante ao que foi feito na rua Albert Fink, no Parque Maria Helena – local que também sofria com enchentes constantes.

O vereador Rogério Castilho (PSB) solicitou, durante a Tribuna Livre, que a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos apresente um cronograma de trabalho aos vereadores, em como a atuação de “pessoas neutras e imparciais” na Regional de Palmeiras.

O parlamentar André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, reclamou de uma empresa que estaria responsável pela reforma de quadras no município feitas a partir de emendas destinadas por ele que não estaria finalizando os serviços. “Prestam serviço de má qualidade e recebem”, disse ele, que também criticou a falta de remédios em postos de saúde. “São remédios básicos. A Secretaria de Saúde recebe 15% do orçamento do município, é inadmissível isso acontecer hoje em dia.”

O vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, também fez cobranças sobre o trabalho executado pela Pioneira no município. Ele ainda elogiou a “nova” avenida Brasil, já que a via, que era de paralelepípedo, foi asfaltada e recebeu uma ciclofaixa. “Estive lá no início da obra. Agora temos uma via digna para moradores do Monte Cristo, Jardim Imperador e de quem mais a utiliza.”

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, lembrou que conquistou, junto aos deputados André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), ambos do PL, a manutenção do rio Jaguari. “O Miguel Badra está feliz”, disse ele, informando que o rio Taiaçupeba Mirim, na região de Palmeiras, também será contemplado com a limpeza.