Câmara de Suzano aprova criação da Comissão Permanente de Proteção e Bem-estar animal

19 de abril de 2017

Sessão Ordinária 19-4-17 004 - Ricardo Bittner

Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

A Câmara de Suzano aprovou por unanimidade na sessão de hoje (19) a criação da “Comissão Permanente de Proteção e Bem-estar animal”. O autor deste projeto é o vereador Lisandro Frederico (PSD).

Essa comissão ficará responsável por ações como estudos e reuniões, fiscalização e acompanhamento de programas, desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos animais, realização de debates e seminários ligados ao tema e atividades de conhecimento e prevenção de doenças causadas pela interação com os animais. “A criação desta comissão é um marco para a nossa cidade. Será uma ferramenta legítima para a proteção animal”, opinou o parlamentar.

Os vereadores também votaram e aprovaram várias moções de aplauso, uma de repúdio e um projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretiva da Casa de Leis que permite que projetos apresentados por ex-vereadores continuem em tramitação.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, discursou na Tribuna sobre a campanha “Criança não namora”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na tentativa de enfrentar a sexualização infantil. “Suzano também abraça essa campanha para que nossas crianças tenham essa atenção necessária”, comentou. “Infelizmente existem pais e mães que propagam essa erotização dentro de casa. Criança não tem namorado, criança tem amigo. Criança precisa ser criança”, argumentou.

Denúncia

Os vereadores votaram ainda o pedido de recebimento de uma denúncia para formação de uma Comissão Processante (CP) contra o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado. A solicitação foi protocolada no final da tarde de hoje por Valter Toledo Soares, morador da Vila Maluf. Na peça, o denunciante explica que por conta dos remédios apreendidos no gabinete do democrata demonstram “conduta totalmente condenável por parte do parlamentar”. A vereadora Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia, discursou favorável a aprovação da denúncia. “Isso não pode acabar em pizza”, falou. Com 12 votos contrários e 5 favoráveis, a denúncia foi arquivada.

Presenças

A sessão de hoje contou com a presença de integrantes das lojas maçônicas de Suzano, do movimento Endireita Suzano e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O motivo para isso foi a leitura de um manifesto nacional do movimento “Avança Brasil”. O grupo atua para conquistar educação de base universal; reforma política e eleitora; combate real da corrupção e da impunidade; choque de ordem e transparência na gestão pública e revisão do modelo sindical. A Casa de Leis também contou com a presença de integrantes do Tiro de Guerra (TG) em homenagem ao dia do Exército, comemorado hoje.