Câmara de Suzano aprova investimento de R$ 20 milhões para pavimentação e recapeamento

7 de abril de 2022

Descrição da Imagem:#PraCegoVer: vereadores no Plenário da Câmara de Suzano.

Crédito da foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Os vereadores da Câmara de Suzano aprovaram na sessão ordinária de hoje (6) o projeto de lei complementar, de autoria da administração municipal, que permite a contratação de operação de crédito com a Agência de Fomento, Desenvolve SP, no valor de R$ 20 milhões para obras de pavimentação e recapeamento de vias da cidade.

Os parlamentares debateram sobre assuntos variados nessa sessão. O vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, criticou a visita feita ontem pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) em Suzano. Segundo o parlamentar, alguns vereadores não foram convidados para o evento que aconteceu na Associação Cultural Bunkyo. “Ele tem 3% numa pesquisa eleitoral. Se o PSC (Partido Social Cristão), meu partido, me der legenda para o governo de São Paulo, no mínimo, empato com esse cidadão”, opinou.

O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, falou sobre o avanço do processo de licitação para a escolha da empresa que fará a pavimentação do bairro Jardim Revista. “Essa pavimentação vai ser realizada em 30 ruas e é uma reivindicação antiga”, disse. “Fico muito feliz e tenho certeza de que a população fica mais ainda”, argumentou. Ele é autor de um requerimento que foi aprovado hoje que questiona a administração municipal sobre o início das obras.

Leandrinho também citou a visita do governador. “Foi um evento isolado do PL (justificando o motivo pelo qual alguns vereadores não foram convidados) e foi bastante importante para a gente saber dos próximos passos do governo em Suzano”, disse.

O vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, fez um breve relato sobre as dificuldades que os protetores de animais passam diariamente na defesa da causa. “Trabalho é muito difícil”, comentou. O parlamentar também parabenizou Leandrinho pelo projeto “Abril Laranja” aprovado hoje. Essa propositura institui o mês de abril para ser dedicado à prevenção da crueldade contra os animais.

O vereador José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira, parabenizou o time Suzano Vôlei pela classificação para a primeira divisão nacional. Além disso, ele agradeceu o empenho de algumas secretarias.

Já o vereador Rogerio Castilho (PSB) informou que definiu com a Secretaria de Saúde o destino da emenda conquistada por ele com a deputada federal Rosana Valle (PSB). Segundo o parlamentar, parte da verba será utilizada para a implantação do Programa Remédio em Casa e outra parte para a ampliação do atendimento do Centro de Tuberculose de Suzano. Ele ainda agradeceu ao secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, pelo serviço realizado no Jardim Nova Ipelândia. No entanto, cobrou a instalação de iluminação púbica num trecho de 700 metros nesse bairro. “É um breu”, disse. Castilho revelou que a vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, solicita essa melhoria desde 2017. “Estamos aqui de modo coletivo. Espero que todos ajudem nessa bandeira”, comentou.

O vereador professor Toninho Morgado usou a Tribuna para falar sobre a necessidade de uma intervenção na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) para garantir a segurança dos pedestres. “Faço um apelo ao governador do estado e também ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo)”, disse. “Não tem faixa de pedestre, não tem sinalização viária. Pessoas correm perigo para atravessar mais de cinco metros de rodovia. São vidas sendo ceifadas”, falou. Foi aprovada na sessão de hoje uma moção de apelo sobre esse assunto.

TV Câmara Suzano

Amanhã (7), às 10 horas, a TV Câmara Suzano, canal no YouTube do Legislativo suzanense, terá mais uma edição do programa “Fala, Vereador!”, desta vez com o parlamentar Edirlei Junio Reis (PSDB), o Professor Edirlei, que convidou o secretário de Governo, Alex Santos, para falar sobre questões do bairro Casa Branca.

O “Fala, Vereador!” é o segundo programa que a TV Câmara estreia esta semana. Na terça-feira (5), teve início o “Presidente Convida”, em que o chefe da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, conversa com autoridades e pessoas que contribuem para o desenvolvimento do município. O programa será exibido às terças-feiras, ao vivo, às 15 horas.

Além da transmissão ao vivo pelo YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano), ainda é possível acompanhar a programação pela página do Legislativo no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano). Quem acompanha ao vivo pode participar enviando perguntas e comentários.