Câmara de Suzano aprova moção de aplauso aos Desbravadores

19 de setembro de 2018

Descrição da imagem #PraCegoVer: de pé, na Tribuna da Câmara, vereador professor Edirlei fala ao microfone. Ele usa óculos e camisa social. Ao fundo, estão as bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil e do Mercosul.

A Câmara de Suzano aprovou por unanimidade uma moção de aplauso ao Clube de Desbravadores do município na sessão de hoje (19). O projeto é de autoria do vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei.

O parlamentar utilizou a Tribuna da Casa de Leis para parabenizar os Desbravadores, que atuam há mais de 30 anos em Suzano e são ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Os Desbravadores têm prestado trabalho riquíssimo para nossa cidade, conscientizando os jovens e proporcionando aula de civismo, educação moral, ética e princípios que regem a família”, justificou, ao solicitar que os representantes do grupo presentes à sessão ficassem de pé na Galeria da Casa de Leis. “Vocês têm levado, fé, esperança e amor aos quatro cantos da cidade. Precisamos muito de pessoas como vocês, que preservam os valores essenciais da família e a da fé cristã.”

Desde 2015, o 19 de setembro faz parte do calendário oficial de eventos de Suzano como Dia Municipal dos Desbravadores. A lei 4.937, que instituiu a comemoração, é de autoria do vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola.

Descrição da imagem #PraCegoVer: uniformizados, membros dos Desbravadores de Suzano estão de pé na Galeria da Câmara.

Refis

A Câmara também aprovou na sessão desta quarta o projeto de lei complementar que institui o Programa de Recuperação e Estímulo ao Pagamento de Débitos Fiscais (Refis-2018). A propositura, de autoria do Executivo, tem como objetivos possibilitar que os contribuintes paguem seus impostos atrasados e reduzir a inadimplência, elevando assim a arrecadação municipal. De acordo com a mensagem enviada à Câmara pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), a propositura será para débitos tributários constituídos até dezembro de 2017, além de créditos não tributários, como multas de Vigilância Sanitária, transportes e ambientais.

Os parlamentares de Suzano também arquivaram o veto do Executivo municipal ao projeto de lei do vereador Pacola, que estabelece desconto compulsório para devedores da Administração Pública Municipal, por 13 votos a 6.

A Câmara ainda adiou, por 60 dias, a votação do projeto de lei complementar que modifica um anexo do Código Tributário do município (lei complementar 039/1997), a pedido do vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado.

Na sessão, também foi aprovada uma moção de aplauso, de autoria do vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso, em homenagem ao quarto aniversário do Templo de Salomão, comemorado no dia 31 de julho.

Tribuna

O vereador Pacola utilizou a Tribuna da Câmara para falar sobre um caso que presenciou na Santa Casa de Suzano, em que uma senhora acamada, de quase 80 anos de idade, teria aguardado atendimento por cerca de três horas e meia para retirar o gesso. “Achei um tremendo descaso, uma máquina que custa cerca de R$ 2 mil e já queimou na semana passada”, disse.

O vereador Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van, utilizou a Tribuna Livre para falar de problemas que verificou em visita na região Norte do município, como descarte irregular de lixo no Jardim São José, Jardim Graziela e Jardim São Bernardino. Ele também destacou a questão da segurança pública e a necessidade de uma área de lazer. “Temos que unir forças para que o Executivo leve melhorias para aqueles bairros”, declarou.

O vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, disse que o prefeito anunciou diversas obras para alguns dos bairros da região Norte. “São obras que já foram anunciadas pelo prefeito”, afirmou.