Câmara de Suzano aprova pareceres de comissões processantes e denúncias são arquivadas

11 de março de 2020

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereadores, durante a sessão ordinária, sentados em suas mesas no Plenário da Câmara.

A Câmara de Suzano aprovou na sessão ordinária de hoje (11) os pareceres prévios das duas comissões processantes que investigavam denúncias protocoladas na Casa de Leis em face do vereador Lisandro Frederico (PSD). Desta forma, as acusações foram arquivadas.

As votações foram nominais e a vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, foi a única contrária aos pareceres. O vereador Lisandro Frederico, por ser o denunciado, não pode participar, conforme previsto no Regimento Interno do Legislativo, e retirou-se do Plenário durante as votações.

A primeira denúncia, feita por um morador da cidade em novembro de 2019, alegava que o parlamentar reteria parte do salário de seus assessores. Já a segunda acusação, de autoria de uma advogada, foi feita em dezembro passado e alegava, em síntese, incompatibilidade entre o exercício da vereança e o eventual fato de o parlamentar exercer a presidência de uma organização não governamental (ONG).

Gerice Lione teve aprovado na sessão um requerimento que solicita a manutenção do bairro Clube dos Oficiais, no Distrito de Palmeiras. “A maioria dos meus requerimentos de hoje foi para Palmeiras. Tem ruas que a gente não está mais conseguindo andar, porque não há mais buraco, e sim cratera”, afirmou.

A parlamentar disse que quer agendar uma reunião entre lideranças do Clube dos Oficiais e o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), para esclarecer que o bairro está em área pública. “Existe a lenda de que o Clube dos Oficiais é particular, mas os moradores de lá pagam IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o bairro está precário. Faltam guias, iluminação, placas de identificação nas ruas”, citou ela.

O vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, teve aprovada na sessão uma moção de aplauso ao secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, e toda a equipe de Educação para o Trânsito, pelo serviço prestado ao município. “Quero registrar meus votos de parabéns pelo trabalho que têm realizado nas escolas de conscientização no trânsito, levando informações relevantes para nossas crianças”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Joaquim Rosa (PL), pediu um minuto de silêncio na sessão em memória à tragédia da Escola Estadual Raul Brasil, que completará um ano no dia 13 de março.

Tribuna

O vereador Alceu Cardoso (Republicanos), usou a Tribuna da Câmara para informar que pediu um relatório detalhado da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) no município. “Recebemos uma prestação de contas resumida em quatro linhas. Quero isso detalhado, porque a CIP é contribuição de todos os munícipes”, ressaltou.