Câmara de Suzano aprova requerimentos para que Prefeitura conceda auxílio emergencial

14 de abril de 2021

Descrição da imagem #PraCegoVer: vereador Leandrinho fala ao microfone na Tribuna da Câmara. Ele terno escuro e usa máscara de proteção preta. Ao fundo, estão hasteadas as bandeiras do Estado de São Paulo e do Brasil.

Foto: Vivian Turcato

A Câmara de Suzano aprovou na tarde de hoje (14) dois requerimentos que solicitam ao Executivo a implementação de auxílio emergencial no município. Os documentos são de autoria do presidente da Casa de Leis, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho.

O primeiro requerimento pede estudo para implementar o auxílio emergencial a comerciantes de prestadores e serviços do município. Leandrinho explicou que, há cerca de 15 dias, tomou conhecimento de um projeto semelhante apresentado na Câmara de Mogi das Cruzes, quando participou da reunião que criou a Frente Legislativa Intermunicipal. “O que é bom tem que ser copiado. Solicito ao prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) que faça o estudo com sua equipe para que possa verificar se vamos ter como fazer em nossa cidade”, explicou. “Sabemos que nosso município tem as contas bastante equilibradas”, completou.

Já o segundo requerimento solicita a implementação de auxílio emergencial para famílias de baixa renda em Suzano. Na justificativa do documento, o parlamentar esclareceu que houve um aumento significativo de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de insegurança alimentar pelos reflexos da pandemia.

Leandrinho ainda teve aprovada na sessão uma moção de apelo de sua autoria para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o governador João Doria (PSDB) e o prefeito de Suzano adotem medidas visando à vacinação prioritária contra o novo coronavírus para cidadãos que comprovem comorbidades. Ele citou o caso de pacientes de hemodiálise ou em tratamento oncológico. “É de suma importância que essas pessoas sejam assistidas de uma forma diferente, que tenham prioridade”, disse.

Foi aprovada na sessão uma moção de apelo ao prefeito, de autoria do vereador Fábio Diniz (PTB), para que sejam inseridos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 os profissionais que atuam no transporte público do município e os condutores escolares. “Eles estão na linha de frente e estamos perdendo muitas vidas”, afirmou.

Os vereadores também votaram favoravelmente a um requerimento do vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, que solicita que sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 os motoristas e monitores de transporte escolar. “Este requerimento vem ao encontro do que foi iniciado na segunda-feira (12), com a vacinação dos profissionais de Educação. Não podemos nos esquecer dos transportadores escolares, porque eles mantêm contato diário com nossos alunos”, explicou.

Na sessão, os vereadores ainda aprovaram a moção de aplauso de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, que parabeniza a iniciativa do deputado estadual delegado Bruno Lima (PSL) pelo projeto de lei que inclui conteúdos de direito dos animais e proteção animal no programa curricular das escolas públicas estaduais.

Tribuna Livre

O vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus, usou a Tribuna Livre para se solidarizar com munícipes que estão sofrendo com a pandemia no novo coronavírus no país. “Munícipes têm nos procurado para falar das dificuldades que estão passando. É difícil para um pai de família ficar doente e não poder trazer sustento para sua casa, assim como existem profissionais que não podem ficar em casa porque estão na linha de frente”, disse ele, citando não somente os profissionais da saúde, mas também motoristas do transporte público, vigilantes, porteiros, seguranças, entregadores, líderes religiosos, garis, frentistas, motoristas de aplicativo, bancários, funcionários de supermercados e de cemitérios. “Eles também são heróis e estão na linha de frente”, ressaltou ele, que pediu às autoridades prioridade na vacinação para esses grupos.

Já o parlamentar Artur Takayama (PL) falou na Tribuna sobre segurança. Informou que protocolou ofícios e requerimentos para coibir os furtos de tampas bueiros e de caixas de águas pluviais. “Esses roubos estão constantes, são vários comerciantes reclamando”, disse.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, agradeceu ao prefeito pela pavimentação do bairro Recanto São José. “Fiz várias reuniões no local em meu primeiro mandato. Era bairro intransitável”, afirmou ele, que também elogiou o trabalho realizado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) de desassoreamento dos rios e córregos de Suzano.

Professor Toninho Morgado ainda falou sobre a forma “ordeira e disciplinada” com que foi feita vacinação de profissionais da Educação na segunda-feira passada (12). “Havia mil professores na Arena Multiuso do Parque Max Feffer. Em questão de uma hora, foi concluído.”

O vereador André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, agradeceu seu partido e o deputado federal Gilberto Nascimento, que o recebeu em seu escritório em São Paulo e encaminhou uma emenda no valor de R$ 500 mil ao município, para ser utilizada na área da saúde. “Poucas vezes eu vi deputados dispostos a ajudar nossa cidade, nossa saúde.”

Ele criticou o “individualismo” do Executivo. “Se tem uma coisa que funcionou muito bem foi o diálogo e a conversa entre Executivo e a Câmara. Foi o que teve de melhor no mandato passado. Neste mandato, no entendimento deste vereador, tem um determinado individualismo”, afirmou.