Câmara de Suzano arquiva denúncia contra Ashiuchi

4 de abril de 2019

Descrição da imagem #PraCegoVer: sentados atrás de suas mesas, vereadores acompanham a sessão no Plenário da Câmara de Suzano.
Foto 📷: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano arquivou, com 17 votos contrários, a denúncia protocolada pelo vereador Lisandro Frederico (PSD) contra o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). O pedido do parlamentar alegava que o administrador da cidade estaria comentado crime de responsabilidade por não responder os requerimentos e indicações dos parlamentares. O que, segundo o vereador, dificultaria a “fiscalização e transparência”. Apenas o vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, votou favorável.

Seguindo o regimento interno da Casa de Leis, o suplente de Lisandro, Artur Takayama (PSD), tomou posse para participar dessa votação. O vereador Leandro Faria (PR), o Leandrinho, foi à Tribuna discursar sobre o assunto. “Mais uma vez recebendo uma denúncia contra o nosso prefeito e mais uma vez, na minha opinião, uma denúncia equivocada”. Leandrinho disse que a peça afirmava que ele havia solicitado, na sessão passada, retorno de requerimentos de sua autoria. No entanto, o vereador ressaltou que pediu o cronograma dos serviços e não as respostas dos requerimentos “Em nenhum momento o Executivo está me desrespeitando”, afirmou. “Isso nada mais é do que uma disputa política entre o vereador com o prefeito de Suzano”, opinou.

No entanto, o vereador Netinho do Sindicato, discursou favorável à denúncia. “Acredito que o nosso companheiro de trabalho, Lisandro, tem seus ideais e ele sabe o que é preciso para executar seu trabalho com dignidade. Não estou acusando, porque é uma investigação e quem não deve, não teme”, alegou.

O vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso, falou sobre os pontos que discordava da peça. Como por exemplo, o tempo de resposta de 15 dias em que o prefeito teria, como obrigação, de responder os questionamentos dos parlamentares. “Eu prefiro esperar uma semana a mais do que receber uma resposta ‘copia e cola’”, disse.

O parlamentar Joaquim Rosa (PR) comentou sobre uma postagem feita pelo prefeito nas redes sociais, que integra a denúncia de Lisandro. “Qual é pessoa que está neste mundo e que não quer ser lembrado no futuro como feitor de coisas boas?”, questionou.

Já o parlamentar André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, opinou que a peça “é extremamente politiqueira e não tem nada que acrescente ao nosso município”, criticou.

O vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, comentou que “o vereador tem que ir pra rua ver o que o prefeito está fazendo”. “Papel, qualquer um faz. Falar, até papagaio fala. A resposta está na rua. O prefeito está trabalhando”, falou.

O parlamentar Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, também fez questão de deixar claro o seu posicionamento contrário. Ele alegou que o autor da denúncia deveria ter discutido amplamente o assunto com os colegas vereadores. “É um instrumento de mera politicagem”, afirmou.

Já o vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, disse que existe “empenho e dedicação pela cidade tanto pelo Executivo como pelo Legislativo”.

Tribuna

O vereador Jaime Siunte (PTB) discursou sobre terrenos vazios sem manutenção na cidade. “Com mato e lixo. Cada vez pior”, relatou.

Pacola falou sobre as obras que estão sendo executadas nos bairros Duchem e Recreio Internacional. “Cobrei e vou continuar cobrando. Hoje vou parabenizar o prefeito que está tentando solucionar os problemas destes dois bairros”, argumentou.

O vereador Netinho do Sindicato usou seu tempo na Tribuna para cobrar o Executivo. “No Dona Benta, por exemplo, a obra ‘do centrinho’ está parada e os comerciantes estão prejudicados”, afirmou.