Câmara de Suzano entregará homenagem a ex-presidentes na abertura da exposição sobre a história do Legislativo

25 de abril de 2018

Coletiva Leandrinho Exposição 25-4-18 001 - Ricardo Bittner

Descrição da imagem #PraCegoVer: o presidente da Câmara de Suzano, Leandrinho, sentado atrás  de uma mesa, ouve as perguntas dos jornalistas. Foto: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano entregará uma placa de homenagem aos ex-presidentes da Casa de Leis na abertura oficial da exposição sobre a história do Legislativo, marcada para amanhã (26), às 19 horas, no 1º andar do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. A informação foi dada pelo atual presidente, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, em coletiva à imprensa realizada na tarde de hoje (25).

O parlamentar apresentou em primeira mão aos jornalistas a exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje”, que é parte das comemorações do aniversário de 69 anos do município. A mostra poderá ser visitada até 25 de maio e tem como objetivos resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da nossa cidade e abrir a Casa de Leis para a população.

Leandrinho classificou como “momento importante para o Legislativo” a realização da mostra, que inicialmente deverá receber cerca de dois mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares do município, além do público em geral. Ele destacou o trabalho de pesquisa e de recuperação desenvolvido pela Casa de Leis para que a exposição se tornasse realidade.

Entre os itens que compõem a mostra, o presidente do Legislativo destacou a ata da primeira sessão da Câmara, realizada em 2 de abril de 1949. “É um documento de valor imensurável, por isso foi colocado numa cúpula de vidro, para ficar protegido.”

Leandrinho também ressaltou que alguns quadros que compõem a Galeria dos Presidentes foram restaurados. “Quando assumi, verificamos que algumas das fotos dos ex-presidentes estavam danificadas, por terem ficado expostas a goteiras no antigo prédio da Câmara”, justificou.

Ele adiantou que os grupos de estudantes que visitarem a exposição receberão uma cartilha com informações sobre o papel da Câmara e dos vereadores, importância das leis e da participação popular, já que a intenção da mostra é também promover maior conhecimento sobre os trabalhos legislativos do município. As visitas guiadas podem ser agendadas no portal do Legislativo suzanense (www.camarasuzano.sp.gov.br). Os alunos receberão certificados, e no caso dos universitários, a atividade poderá contar como hora complementar.

O presidente da Casa de Leis deu ênfase ao esforço conjunto dos funcionários da Câmara para a realização da exposição. “A equipe trabalhou bastante. Foi a união dos funcionários que fez a exposição acontecer”.

Conteúdo

A exposição “Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje” traça uma linha do tempo do Legislativo suzanense, a partir de objetos e documentos como atas de sessões legislativas, livros contábeis (manuscritos e datilografados) e 25 fotos antigas do município. Alguns materiais poderão ser manuseados pelos visitantes.

O público também poderá conferir a Galeria dos Presidentes, que contém as fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas.

A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

EXPOSIÇÃO “CÂMARA DE SUZANO: DE 1949 AOS DIAS DE HOJE”

Local: Palácio “Deputado José de Souza Candido”

Endereço: rua dos Três Poderes, 65, 1º andar – Jardim Paulista

Abertura: 26 de abril de 2018, às 19 horas