Câmara de Suzano homenageia mulheres em sessão solene nesta quarta (22)

21 de março de 2023

Descrição da imagem #PraCegoVer: foto das homenageadas na sessão solene em homenagem às mulheres do ano passado. Na Mesa Diretiva da Câmara, em cima, estão as autoridades presentes ao evento. No Plenário, abaixo da Mesa Diretiva, estão as homenageadas segurando seus diplomas. Todos usam roupas sociais e sorriem para a câmera.

Foto:  Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano realiza amanhã (22), a partir das 19 horas, uma sessão solene em homenagem às mulheres. Na ocasião, será entregue a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni” à secretária de Administração Cintia Renata Lira.

O decreto legislativo que resultou na homenagem é de autoria do vereador Joaquim Rosa (PL). Ele destaca a solidez da carreira profissional de Cintia. “É muito difícil ouvir falar em mulher forte e não pensar rapidamente em Cintia Renata Lira”, justifica o parlamentar.

Cintia é advogada com pós-graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e cursa MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades.

Atuou como secretária de Assuntos Jurídicos de Guararema, na gestão do então prefeito Marcio Alvino. Depois, trabalhou na Assembleia Legislativa de São Paulo a convite do deputado estadual André do Prado. Desde 2013, é secretária de Administração da Prefeitura.

Criada em 2019 pela vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito do Academia, a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni” é entregue a mulheres da cidade de Suzano que tenham se destacado por suas ações em prol da sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A honraria leva o nome da primeira vereadora do Legislativo suzanense.

Além de Cintia, a Casa de Leis também irá homenagear na sessão solene outras dez personalidades que fazem parte do Projeto Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano, vinculado ao Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), que tem o objetivo de resgatar o pioneirismo de mulheres e grupos femininos que construíram e continuam construindo a história no município. Pelo trabalho que desenvolvem, elas receberam este ano uma moção de aplauso de autoria de Joaquim Rosa.

São elas: Graziella Porfírio (Inclusão Social); Claudinéia da Silva Machado (Educação); Elzilene Cruz de Souza (Voluntariado); Ana Santana (Comunidade), a ex-deputada federal Katia Sastre (Segurança e Políticas Públicas); a vereadora Gerice Lione (Segurança e Políticas Públicas); Alice Keiko Konishi (Saúde e Bem-estar); Francine Drumond (Superação e Direitos); a coordenadora do Projeto Mulheres Fazendo História em Suzano, Sandra Lopes Nogueira; e a presidente do Saspe e do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi.

Sessão ordinária

Antes da sessão solene, os vereadores terão a sessão ordinária, às 18 horas. O primeiro item da pauta é a discussão e votação do veto do Executivo ao projeto de lei de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG, que dispõe sobre os cães e gatos comunitários no município de Suzano. O segundo item é a votação do projeto de decreto legislativo para conceder o Título de Cidadão Suzanense ao secretário de Educação Leandro Bassini.

As sessões ordinária e solene são abertas ao público e também podem ser acompanhadas ao vivo, de forma online, pelo Facebook (www.facebook.com/camarasuzano) ou pelo canal do YouTube do Legislativo (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano).