Câmara de Suzano homenageia mulheres nesta segunda (28)

25 de março de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: fachada da Câmara de Suzano, com bandeiras hasteadas na lateral e céu azul ao fundo.

A Câmara de Suzano realiza na segunda-feira (28), a partir das 19 horas, a primeira sessão solene do ano, com uma homenagem às mulheres. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido” (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista).

Na ocasião, será entregue a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni” à primeira-dama e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e do Fundo Social de Solidariedade (Fuss), Larissa Ashiuchi, e à policial militar reformada Maria Alice Porfirio da Silva.

Criada pela vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito do Academia, em 2019, a Medalha “Vereadora Augustinha Raphaela Maida Molteni” é entregue a mulheres da cidade de Suzano que tenham se destacado por suas ações em prol da sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A honraria leva o nome da primeira vereadora do Legislativo suzanense.

Além delas, a Casa de Leis também irá homenagear outras 22 personalidades pela participação no Projeto Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano, vinculado ao Saspe, que tem o objetivo de resgatar o pioneirismo de mulheres e grupos femininos que construíram história no município. Pelo trabalho que desenvolvem, elas receberam este ano uma moção de aplauso de autoria de todos os vereadores.

São elas: Esther Hidalgo Leite Rondinelli (in memoriam), que será representada por sua filha Regina Rondinelli, e Marília Gomes Mathias, da Rede Feminina de Combate ao Câncer; as advogadas Celina Silva, Sandra Lopes Nogueira, Maria Margarida Mesquita, Jaqueline Mendes Ferreira e Patrícia Braga, da Comissão Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano; Sílvia Rangel, da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e a Criança Esperança (Aamae); as guardas civis municipais Rosemary Ferreira Caxito e Jacqueline de Lima, respectivamente comandante e coordenadora da Patrulha Maria da Penha; a intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Claudia Adriana Oliveira; a advogada Elvira Molteni Pavésio; a jornalista Edmara Martins Soares; a cozinheira escolar Silmara Moraes; a advogada Sueleide Pereira Serafim Cirino de Oliveira, do Grupo Apoio Autista; Graziella Porfírio, da Organização Não Governamental (ONG) Esperança e Destino; Sônia Matsumura Kudeken, representante do Lian Gong; Cleomarcia de Oliveira Silva Barbosa, da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadevis); Claudinéia da Silva Machado, diretora geral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); a empreendedora Michele Oliveira; a voluntária Shirley Rodrigues; e Luciana Souza dos Santos Cavalcante, do curso Promotoras Legais Populares.

A sessão solene é aberta ao público.  O uso de máscara de proteção facial agora é facultativo no local. O evento também pode ser acompanhado ao vivo, de forma online, pelo Facebook (www.facebook.com/camarasuzano) e pelo canal do YouTube do Legislativo (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano).