Câmara de Suzano homenageia paratleta que disputará o Campeonato Mundial de Futebol de Amputados na Turquia

2 de junho de 2022

Descrição da imagem #PraCegoVer: Ao centro, de muletas, Rodrigo Wallace segura a medalha e sorri para a câmera ao lado do vereador Lázaro de Jesus, de sua mãe e de sua esposa.

A Câmara de Suzano entregou na noite de hoje (1º) a Medalha Antonio Marques Figueira ao paratleta Rodrigo Wallace Ramos Barbosa, o Digo el Mago, que no final do ano disputará, pela seleção brasileira, o Campeonato Mundial de Futebol de Amputados na Turquia. A homenagem foi iniciativa do vereador Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus.

“É um morador do Miguel Badra que conquistou o mundo com o futebol. A deficiência jamais parou este cidadão”, disse Lázaro de Jesus.

O vice-presidente do Legislativo, Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena, disse que conhece a história de Rodrigo Wallace: “Digo é um suzanense que leva, por meio do esporte, o nome da cidade pelo mundo todo. Com garra e persistência, se tornou um atleta paralímpico que é exemplo para muitas crianças e jovens, pois não deixou que um acidente ocorrido ainda na sua infância diminuísse seus sonhos ou que parasse de seguir seus objetivos.”

Rodrigo Wallace nasceu no Miguel Badra e atualmente joga no São Bento Futebol de Amputados, depois de ter permanecido por 12 anos no Corinthians. Foi duas vezes considerado o melhor jogador da Copa do Brasil, bicampeão da América, cinco vezes campeão brasileiro e seis vezes campeão paulista. “Me sinto profundamente honrado”, disse ele, que agradeceu a presença de familiares na sessão solene. “A honraria é de todos vocês que participaram de alguma forma para chegar aonde cheguei.”

O técnico da seleção brasileira de amputados, Rodrigo José de Oliveira, afirmou que Rodrigo Wallace “é uma peça fundamental na equipe.”

O secretário de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, disse que é um prazer para a cidade ter Rodrigo Wallace como representante. “A maior conquista de um atleta é vencer o próprio limite. E você venceu, além do limite, a superação”, destacou.

A sessão solene ainda contou com as presenças dos vereadores André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola; Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado; Artur Takayama (PL); Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia; Jaime Siunte (PSDB); José de Oliveira Lima (PDT), o Zé Oliveira; e Marcel Pereira da Silva (PTB), o Marcel da ONG.

Sessão ordinária

Na sessão ordinária, também realizada na noite de hoje, os vereadores aprovaram um projeto de lei de autoria da vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, que institui no calendário oficial do município o 9 de julho como Dia dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) e reconhece a prática esportiva como exercício de atividade de risco. Os parlamentares também votaram favoravelmente ao projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão Suzanense ao comerciante Edison Luis Aroni, propositura de iniciativa do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.

Na Tribuna Livre, o vereador Rogerio Castilho (PSD) falou sobre a inauguração, nesta quarta, da nova sede da Regional de Palmeiras. Ele disse que não recebeu convite para o evento, mas acompanhou pelas redes sociais. Também contou que recentemente teve uma conversa “muito produtiva” com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel de Oliveira. Ele reclamou que muitos serviços não têm continuidade porque os maquinários são levados, por iniciativa de alguns funcionários, para outros lugares. “Se a ordem veio de cima, tem que ser executada. Isso é falta de respeito com os vereadores”, disse ele que falou, mais uma vez, que o Jardim Dora não recebe serviços de manutenção há um ano e seis meses.

Gerice Lione contou que esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Vereador Antonio Teixeira, no Jardim Monte Cristo, e recebeu a demanda de que havia brinquedos quebrados no parquinho, cuja verba recebida pela unidade escolar não era suficiente para consertá-los. “Graças a uma equipe maravilhosa que temos, de pessoas colaboradoras, conseguimos arrumar o parquinho. Poder público é isso: Executivo e Legislativo dando as mãos para fazer uma cidade melhor.” A parlamentar também falou que moradores do Jardim Monte Cristo levaram até ela uma reclamação de que a empresa Renovar, responsável pela coleta de lixo no município, não estaria passando em ruas estreitas do bairro, e que os funcionários teriam “recebido ordem de não recolher”. Ela disse que conversou com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, que se comprometeu a resolver a questão.

O vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, usou a Tribuna para falar de uma parceria conquistada por seu mandato junto ao campus de Suzano do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Paróquia São Francisco de Assis, para levar a Palmeiras o curso de formação de Empreendedorismo, que será realizado no segundo semestre.

Professor Toninho Morgado também leu a nota oficial do falecimento do bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, no final da tarde de hoje. “Ele foi um dos grandes formadores de lideranças eclesial e episcopal em Suzano. Passei em minha juventude por muitos cursos de formação com Dom Paulo, que deixa um grande legado para a região”, afirmou.

O conteúdo completo das sessões ordinária e solene está disponível no canal da TV Câmara Suzano no YouTube: youtube.com/TVCâmaraDeSuzano.