Câmara de Suzano inaugura nova sede nesta sexta (16)

14 de dezembro de 2016

A nova sede da Câmara de Suzano será inaugurada numa cerimônia nesta sexta-feira (16), às 18 horas. O prédio, que será batizado de Palácio “Deputado José de Souza Candido”, fica na rua dos Três Poderes, 65, no Centro, em um terreno de 8.800 metros quadrados, com 4.275,50 metros quadrados de área construída.

O evento de inauguração será conduzido pelo presidente da Casa de Leis, Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado. Está confirmada a presença da família de José de Souza Candido na solenidade.

Esta será a primeira vez que o Legislativo suzanense terá uma sede própria, garantindo mais conforto e comodidade para os funcionários e para receber a população. A obra teve início em 6 de novembro de 2011 e custou R$ 8.279.466,64.

Estrutura

O Plenário, local que recebe as sessões e audiências públicas, terá uma área de 807,60 metros quadrados. A Galeria do Plenário, onde a população poderá acompanhar os trabalhos da Casa de Leis, comportará 184 pessoas sentadas.

Os gabinetes de vereadores têm 36 metros quadrados, com sala privativa, sala de trabalho, recepção e banheiro. O gabinete da Presidência contará com a sala da Presidência e o gabinete do vereador.

A nova sede da Câmara terá três salas de reuniões. Uma delas é anexa ao plenário, com capacidade para receber cerca de 20 pessoas.

As outras duas salas ficam entre os gabinetes dos vereadores. Uma, para uso dos parlamentares, tem o nome de “Vereador Gilmar Aparecido Arena” e comporta cerca de 20 pessoas. A outra sala poderá ser utilizada para reuniões das comissões da Câmara ou para eventos e tem o nome de “Vereador João Antonio Modulo”.

No pátio interno da nova sede da Câmara de Suzano há uma praça com bancos para descanso. Ao fundo, há um painel de concreto que receberá intervenções artísticas.

1º e 2º pavimentos

No primeiro pavimento da nova sede da Câmara de Suzano haverá um espaço para exposições e eventos, que receberá o nome de “Vereador e Professor Paulo Antônio de Lima Caldas”. No local, também ficará a Galeria dos Presidentes, que traz fotos de todos os ex-presidentes da Casa de Leis desde a emancipação político-administrativa do município, em 1949.

A parte administrativa se instalará no primeiro e segundo pavimentos do prédio. A partir da próxima legislatura, a nova sede da Câmara irá abrigar 164 funcionários, sendo 102 comissionados e 62 concursados.

O projeto arquitetônico da nova Câmara foi desenvolvido pelos arquitetos Elvis Vieira, Fernanda Kano, Marcus Brito e Ricardo Hatiw Lú.

Exposição

Na inauguração da nova sede da Câmara, haverá uma exposição de quadros com curadoria do artista plástico Pedro Neves. A mostra ficará no Plenário da Casa de Leis por tempo indeterminado. Participarão, com suas obras, os alunos do Ateliê Pedro Neves.

Nova sede da Câmara homenageia deputado José de Souza Candido

A nova sede da Câmara de Suzano receberá o nome de “Palácio Deputado José de Souza Candido”, em homenagem ao deputado estadual falecido em 2012.

“Seu Candido”, como era mais conhecido pelas ruas de Suzano, tem sua história de vida construída na militância política. Nascido em Sabino, interior de São Paulo, mais velho de quatro irmãos, assumiu o sustento da família aos 11 anos. Em 1971, mudou-se para Suzano e, em 1974, se tornou morador do bairro Jardim Revista. Lá fundou a comunidade católica e passou a lutar por melhorias para a região. Em 1988, se tornou vereador e permaneceu na Casa de Leis até 2000.

Em 2006, foi eleito deputado estadual com aproximadamente 59 mil votos. Neste período, Seu Candido se destacou nas áreas de combate ao racismo, meio ambiente e direitos humanos. Em 2008 foi eleito presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos.

Em 2010 foi reeleito com 68.212 votos. Em 12 de fevereiro de 2012, Seu Candido faleceu vítima de complicações após uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula.