Câmara de Suzano parabeniza jovens que combatem o suicídio e automutilação

15 de agosto de 2018

Descrição da Imagem: #PraCegoVer: o vereador pastor Alceu Cardoso fala ao microfone da Tribuna da Câmara, tendo as bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil, do Mercosul  e de Suzano ao fundo.

Crédito da foto: Ricardo Bittner

A Câmara de Suzano aprovou, por unanimidade, uma moção de aplauso à Força Jovem Universal (FJU) pelo projeto social “Help – quebrando o silêncio”, que tem como finalidade o combate à depressão e suicídio entre jovens e adolescentes. O autor da homenagem é o vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso. Aproximadamente 100 integrantes deste grupo acompanharam os trabalhos dos parlamentares na sessão ordinária de hoje (15) a noite.

Em seu discurso, o pastor Alceu Cardoso explicou que há estatísticas que afirmam que no Brasil há um alto índice de suicídio entre jovens, pré-adolescentes e adolescentes. “Na época de brincar, temos muitas pessoas que já estão decepcionadas com a vida sentimental ou familiar e, por isso, acabam se envolvendo no submundo das drogas e acabam no estado de depressão e automutilação. Infelizmente, muitos casos chegam ao suicídio”, alertou. “Essa moção de aplauso é o mínimo que esta Casa de Leis pode fazer por este grupo que tem salvado muitas vidas”, argumentou.

Os vereadores Joaquim Rosa (PR), José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, Lisandro Frederico (PSD) e Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, fizeram questão de discursar em favor a moção.

Tribuna

Durante a Tribuna Livre, o parlamentar Lisandro falou sobre um projeto de resolução de sua autoria que trata sobre a alteração do Regimento Interno da Câmara. A propositura tem como objetivo diminuir a quantidade de leis inconstitucionais aprovadas no Legislativo. “Suzano foi considerada líder no ranking das leis inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). É uma posição indesejável. Esse projeto determina, basicamente, que todas as proposituras recebam parecer jurídico antes da tramitação na Casa”, disse. O projeto do vereador Lisandro ainda não tem data para ser votado.

Já o parlamentar Leandrinho ressaltou o desenvolvimento da cidade conquistado no governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). “Os investimentos que estão sendo feitos na cidade juntamente com o governo estadual e federal são frutos de um trabalho em conjunto com os deputados André do Prado (PR – estadual) e Márcio Alvino (PR – federal)”, comentou. Além disso, o vereador anunciou que conquistou, em parceria com o deputado André do Prado, melhorias para três escolas do município. Os vereadores votaram e aprovaram outros cinco itens.